Você está aqui

Centro de Atividades do Sesi em Montenegro recebe melhorias e ginásio poliesportivo

Ao inaugurar as melhorias no Centro de Atividades do Sesi em Montenegro, nesta sexta-feira (30), o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, afirmou que os investimentos da instituição "respondem à necessidade de acompanhar o potencial socioeconômico das quase mil indústrias localizadas em 15 municípios da região e que empregam mais de 40 mil industriários".

Presente em Montenegro há 61 anos, o Sesi fez aprimoramentos nas áreas de acessibilidade e sustentabilidade. A estrutura atual conta com sala de reuniões, sala de treinamento e uma ampla área externa, com quiosques e churrasqueiras, playground, campo de futebol 11, quadra poliesportiva externa, quadra de areia, além do ginásio poliesportivo, também inaugurado nesta sexta-feira, e salão de eventos. "Este é o desenvolvimento que almejamos e que engloba três dimensões: a sustentabilidade econômica, ambiental e social". Ao final do seu depoimento, Müller anunciou que o Senai será reequipado e aumentado na cidade a fim de atender à crescente demanda das indústrias da região.

O diretor-superintendente do Sesi, Edison Lisboa, lembrou que as obras realizadas aumentam a qualificação das atividades. "Com o novo ginásio, o esporte ganha ainda mais força , assim como a formação de jovens por meio do Atleta do Futuro", explicou. O presidente do Conselho Consultivo do Sesi em Montenegro, Aristides Vogt, fez um relato sobre a trajetória do Sesi no município e agradeceu o empenho de todos que trabalharam para a conclusão do projeto. O vice-prefeito da cidade, Marcos Griebler, também elogiou a iniciativa do Sesi.

As obras incluem acessibilidade às pessoas com deficiência e a implantação de um sistema de reutilização das águas pluviais, por meio da coleta da água da chuva oriunda dos telhados do ginásio poliesportivo para um conjunto de cisternas que abastecerá os campos de futebol e os jardins. São utilizadas torneiras com acionamento temporalizado, lâmpadas fluorescentes compactas ou tubulares de alto rendimento e lentes prismáticas na cobertura do ginásio para proporcionar iluminação natural durante todo o dia. O benefício é uma maior eficiência energética e redução do uso de água potável. Foram ainda usadas lentes prismáticas na cobertura visando iluminação natural.

O Sesi de Montenegro oferece serviços de saúde, educação, lazer e responsabilidade social. São mais de 30,5 mil beneficiados no Programa Empresa do Sorriso, 9 mil consultas odontológicas e 1,5 mil consultas realizadas na Unidade Móvel. Na educação infantil e infanto juvenil, há aproximadamente 300 crianças matriculadas e nos Projetos Novos Horizontes e Rede Empreendedor Mirim, 50 crianças ativas. No lazer, 500 alunos fazem parte do Programa Atleta do Futuro. Na edição deste ano dos Jogos do Sesi e participaram 4,7 mil pessoas, e o Circuito Bem Estar contou com 2,5 mil pessoas.

O Centro de Atividades ainda oferece oficinas culturais em música, dança e teatro, com 150 alunos ativos. Na responsabilidade social são 1,3 mil participantes em workshops, 300, no Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas e mais de 1,6 mil, no Programa de Consultoria de Investimento Social Privado, além das capacitações em desenvolvimento de equipes e atividades institucionais. Montenegro possui 321 indústrias e mais 976, localizadas nos 15 municípios de abrangência do Sesi da região, totalizando 41, 5 mil industriários.

Publicado sexta-feira, 30 de Novembro de 2012 - 0h00