Entidades empresariais entregam manifesto sobre Piso Regional

Um manifesto elaborado por seis entidades empresariais do Estado foi entregue nesta quinta-feira ao deputado Alexandre Postal, presidente da Assembleia Legislativa. Com o título "A Verdade sobre o Piso Regional − Quem perde com o piso salarial regional?", o documento aponta os riscos para a sociedade gaúcha caso o aumento proposto pelo governo do Estado para o reajuste do Piso Salarial Regional, de 10%, quase o dobro da inflação (INPC) estimada de março deste ano a janeiro de 2013, de 5,64%. O manifesto afirma que este índice "aumenta o custo de produção gaúcho, reduz a competitividade dos produtos locais e diminui a potencial geração de empregos no Estado".

O documento está assinado pelos presidentes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, (FIERGS), Heitor José Müller, da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio), Zildo de Marchi; da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Ricardo Russowski; da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL), Vitor Augusto Koch; da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto; e pelo vice-presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FNHRBS), Norton Lenhart.

No encontro, Müller destacou que o Rio Grande do Sul é um dos quatro Estados do Brasil que ainda mantém o piso regional, o que prejudica a competividade gaúcha. "A sociedade está bem organizada e nós não precisamos da intervenção do governo nas negociações entre capital e trabalho", afirmou o presidente da FIERGS, enfatizando que os sindicatos de empregadores e trabalhadores são fortes e atuantes no Estado.

O deputado Alexandre Postal informou aos líderes empresariais que a Assembleia Legislativa "vai trabalhar contra o tempo para concluir a apreciação de todas as matérias enviadas pelo Executivo até o final do ano".

Publicado quinta-feira, 29 de Novembro de 2012 - 0h00