MIT firma acordo com Senai para apoiar desenvolvimento tecnológico nacional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) contará com o conhecimento e a experiência do Massachusetts Institute of Technology (MIT) na operação dos 23 Institutos de Inovação que instalará até 2014. A instituição norte-americana, considerada uma das melhores do mundo em tecnologia, dará apoio ao Senai com intercâmbio, seminários e pesquisas conjuntas na elaboração dos projetos de implantação das unidades. As duas entidades assinaram acordo de cooperação industrial nesta terça-feira, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Com este acordo, firmado pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e pelo representante do MIT para o Brasil, Anthony Knopp. O Senai atuará como ponte na colaboração do MIT com a indústria brasileira. A instituição dos Estados Unidos dará suporte tanto na capacitação de professores e técnicos quanto no desenvolvimento de soluções para o setor produtivo nacional. "Esta é uma parceria muito importante, porque o MIT tem atuação muito forte no desenvolvimento de tecnologias para empresas. Contaremos com a sua experiência para montar e qualificar os nossos projetos", ressaltou o diretor de Tecnologia e Educação da CNI e diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

O investimento na parceria será de US$ 180 mil anuais, recursos que serão utilizados, inclusive, no intercâmbio de profissionais. "Com essa aproximação, no futuro teremos um ambiente favorável para trabalhos conjuntos entre a nossa equipe e o MIT", destacou Lucchesi.

Pesquisa aplicada − Os 23 Institutos Senai de Inovação atuarão em pesquisas aplicadas com base nas necessidades da indústria em oito áreas estratégicas − produção, materiais e componentes, engenharia de superfícies, microeletrônica, tecnologia da comunicação e da informação, tecnologia da construção, energia e defesa. Com a criação dos institutos, o Senai atende a necessidade da indústria de ampliar a prática da inovação.

A implantação dos Institutos de Inovação integra o Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, que ampliará a Rede Senai. O objetivo é aumentar a oferta de formação profissional, de serviços técnicos e tecnológicos e de pesquisas em inovação para a indústria. O programa tem financiamento de R$ 1,5 bilhão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ao qual se somarão R$ 400 milhões de recursos próprios na criação, também, de 38 Institutos Senai de Tecnologia, 53 Centros de Formação Profissional e aquisição de 81 unidades móveis para atender a qualificação profissional onde ainda não há escolas do Senai.

Além do apoio do MIT, o Senai fechou parceria, no dia 21 de junho, com objetivo semelhante, com a Sociedade Fraunhofer, da Alemanha. O Senai, maior rede privada de educação profissional e serviços tecnológicos da América Latina, opera 809 unidades em todo o País, tendo recebido, em 2011, 2,58 milhões de matrículas. Com a expansão da sua rede, pretende atingir 4 milhões de matrículas em 2014.

Publicado sexta-feira, 29 de Junho de 2012 - 0h00