Presidente Jorge Hereda anuncia que em breve Caixa vai financiar o agronegócio brasileiro

O presidente da Caixa Federal, Jorge Hereda, anunciou durante reunião com o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, que em breve a Caixa Econômica Federal irá financiar o agronegócio brasileiro. O encontro ocorreu na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, onde esteve para participar da 8ª edição da Feira da Casa Própria, no Centro de Exposições da FIERGS.

Durante a abertura da feira, Hereda falou da expectativa que a redução dos juros do crédito imobiliário no País e o programa Minha Casa, Minha Vida 2 devam contribuir para que a Caixa registre R$ 100 bilhões em financiamentos habitacionais até o final de 2012 e o Rio Grande do Sul represente 8% desse total. "Para se ter uma ideia, em 2005, os financiamentos habitacionais não chegavam a R$ 5 bilhões anuais", lembrou Hereda. Hoje, a Caixa é responsável por 92% dos financiamentos para aquisição de imóveis no Estado − a média nacional é de 73%.

O governador Tarso Genro abordou a importância da Caixa Federal, juntamente com Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no financiamento de políticas de desenvolvimento brasileiro. "Elas contribuem para que o País enfrente de forma mais preparada a crise econômica mundial", ressaltou.

Já o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, destacou que programas como o Minha Casa, Minha Vida são bem-vindos, pois proporcionam maior dignidade ao trabalhador e, ao mesmo tempo, servem de estímulo para a indústria da construção civil em todo o País.

Publicado sexta-feira, 25 de Maio de 2012 - 0h00