Você está aqui

Começa a 7ª Olimpíada do Conhecimento

Começou esta semana a primeira etapa da 7ª Olimpíada do Conhecimento 2012, fase estadual. Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Guaporé, Santa Cruz do Sul e Rio Grande sediaram o certame que vai escolher, entre 151 alunos do Rio Grande do Sul, os melhores em 39 ocupações que irão participar da competição nacional que acontecerá em novembro, em São Paulo.

A Olimpíada do Conhecimento é uma disputa de profissões, promovida pelo Senai. Os alunos recebem uma tarefa de uma ocupação e tem que fazê-la num período de tempo. O objetivo é difundir as modernas tecnologias aos participantes, além de prepará-los para enfrentar as mais diferentes situações no desempenho de uma atividade profissional. Ela acontece em diversas etapas: dentro da escola, na região, no Estado e no Brasil. Os melhores do País participam do Torneio Internacional de Formação Profissional (Worldskills), onde no ano passado, a dupla de Mecatrônica (Caxias do Sul) recebeu medalha de ouro.

De 21 a 25 de maio, as cidades sedes serão Porto Alegre, Montenegro, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Gravataí, Canoas, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. E de 28 de maio a 1º de junho, as últimas provas serão realizadas em São Leopoldo. Este ano, a competição também marca os 70 anos do Senai.

Nas seis competições nacionais já realizadas, o Estado obteve 25 medalhas de ouro, 20, de prata e 27, de bronze. Os melhores do Brasil disputam o maior torneio internacional de profissões, o Worldskills, que será realizado em 2013, na Alemanha.

Publicado sexta-feira, 11 de Maio de 2012 - 0h00