FIERGS e governo do Estado firmam parceria na área de petróleo, gás natural e indústria naval

Ampliar o fornecimento de insumos e equipamentos produzidos no Rio Grande do Sul para o segmento de petróleo, gás natural e indústria naval. Esse é o propósito do protocolo de intenções assinado na manhã desta terça-feira (20) entre o presidente da Federação das Indústrias do Estado (FIERGS), Heitor José Müller, e o governador, Tarso Genro, no Palácio Piratini, durante o evento de balanço de resultados da administração estadual.

No âmbito do Programa de Estruturação, Investimento e Pesquisa em Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval no RS (PGPIN), o documento prevê a realização de ações já colocadas em prática conjuntamente ao longo de 2011, como seminários internacionais, atração de investimentos e promoção de negócios para empresas gaúchas, treinamentos e qualificação profissional relativas ao Pacto Gaúcho pela Educação para o Desenvolvimento, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), além de projetos e estudos como o Plano de Desenvolvimento da Indústria Oceânica Gaúcha.

"Essa assinatura é mais uma etapa do trabalho que a FIERGS vem realizando para fortalecer a indústria. O nosso ‘radar‘ de prospecção de novos negócios para o setor fabril, há algum tempo, detectou a área de gás, petróleo e indústria naval. Essa é uma vigorosa perspectiva de inserção da economia gaúcha no novo momento nacional", avalia Müller. Para desenvolver ações relacionadas ao segmento, a Federação conta com seu próprio Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore.

No evento, Tarso Genro também revelou que apresentará, em março de 2012, a Política Industrial do Rio Grande do Sul − resultado de quase 260 reuniões de trabalho com agentes de diferentes setores da sociedade. "Queremos promover, não um desenvolvimento industrial segmentado, mas que abranja a nossa base produtiva histórica e que a qualifique, inclua novas tecnologias e inovação tecnológica. Enfim, que contribua para competir no mercado nacional e internacional e de forma a atrair investimentos de fora do Estado e do País", destacou o governador em discurso.

Uma série de convênios foi assinada durante o encontro, entre eles, o do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) referente a diretrizes básicas para implantação sustentável do Polo Naval do Rio Grande do Sul, e o protocolo de intenções entre o governo do Estado e a empresa de engenharia UTC, relativo à instalação de planta industrial na cidade de Charqueadas, que descentralizará a indústria oceânica do Estado. Tarso Genro também divulgou a liberação de um investimento de R$ 400 milhões para obras de saneamento básico e ambiental no Rio Grande do Sul. O valor será captado por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A gestão estadual informou ainda que os investimentos produtivos previstos para o Rio Grande do Sul entre 2010 e 2011 chegou a R$ 14,8 bilhões, em 60 projetos. Desse, seis foram anunciados em 2010, com um total de R$ 4,7 bilhões. Os 54 projetos apresentados em 2011 somaram R$ 10,1 bilhões.

Publicado quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011 - 0h00