Sesi lança Projeto ViraVida no Rio Grande do Sul

O Sesi lança o Projeto ViraVida no Rio Grande do Sul na sexta-feira (7), a partir das 9h, no Centro de Atendimento do Sesi Rubem Berta (Rua Paulino Gonçalves Barcelos, 307), em Porto Alegre. O programa ViraVida é dirigido a jovens entre 16 e 21 anos, de baixa renda, que têm sua história de vida marcada por experiências relacionadas a abuso e exploração sexual. Com o apoio de todo o Sistema S (Sesi, Senai, Sebrae, Sesc, Senac, Sescop, Sest, Senat, Senar e IEL), o ViraVida oferece a eles capacitação profissional, atendimento médico, odontológico, psicossocial, lazer e cultura. Atualmente, o projeto está em 13 Estados, abrangendo 16 cidades. A meta é alcançar as 27 Unidades da Federação. No total, 769 alunos já concluíram os cursos e 931 estão em processo de formação. Do total de formandos, 555 estão inseridos no mercado de trabalho, enquanto o restante participa de processos de seleção e aperfeiçoamento profissional.

O evento contará com a presença do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneghelli, que vai apresentar o projeto. Haverá ainda palestras da professora da Universidade Federal do Ceará, Glória Diógenes, que vai falar sobre o Fenômeno da Exploração Sexual de Adolescentes no Brasil, e da presidente do Comitê de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Marisa Alberton. Durante o seminário também será discutida, com os parceiros, a operacionalização do ViraVida, cujas aulas devem iniciar em janeiro. No Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande e Uruguaiana terão o projeto, cada cidade com cem jovens atendidos.

Além dos S`s, e do Governo do Estado, que já são parceiros, são convidados a participar do projeto, conselhos tutelares, empresas e entidades que atendem jovens em situação de vulnerabilidade social.

Publicado segunda-feira, 3 de Outubro de 2011 - 0h00