Você está aqui

Senai-RS inaugura laboratório de soldagem em Rio Grande

O Polo Naval de Rio Grande já pode contar com o novo laboratório de soldagem da Centro de Educação Profissional Senai João Simplício (avenida Portugal, 184). O espaço foi inaugurado nesta segunda-feira (8) pelo presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, às 11h.

A estrutura busca aumentar a capacidade de atendimento das indústrias e do setor de Construção Naval e Off Shore que estão no município. "O Polo Naval é uma oportunidade de destacar a importância que a educação profissional de qualidade, apontada na utilização de novas tecnologias e processos, tem para o desenvolvimento de toda uma região. O laboratório de soldagem vem ao encontro deste movimento", comentou Müller.

São 50 cabines para a prática de soldagem, uma sala de esmirilhamento, uma de preparação de corpo de prova, duas salas de aula, além de um auditório para 180 pessoas e uma sala de aula para 40 alunos. O laboratório tem como objetivos capacitar profissionais na área de soldagem nos processos eletrodo revestido; MIG/MAG; MAG (Arame Tubular); TIG; Arco Submerso; entre outros; e na área de fabricação e preparação mecânica nos processos Oxicorte; corte com plasma e esmerilhamento.

Além disso, poderá realizar testes para qualificação e requalificação de soldadores, em conjunto com as entidades classificadoras e atendendo à necessidade das empresas; desenvolver treinamento para formação de inspetores de soldagem, em parceria com os órgãos de treinamento regulamentados; e transferir tecnologia na área com palestras, workshops e minicursos.

Publicado segunda-feira, 8 de Agosto de 2011 - 0h00