Heitor José Müller quer diálogo entre a indústria e o setor público

O novo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS), Heitor José Müller, que tomou posse nesta quinta-feira (14) à noite, em cerimônia no Teatro do Sesi com a presença da presidenta Dilma Rousseff, fará uma gestão voltada à continuidade do diálogo entre os setores empresarial e público. "Somos uma casa de política industrial e empresarial, entendemos que a livre iniciativa e o empreendedorismo são as melhores formas de desenvolver uma sociedade mais justa. Meu maior desafio será manter o diálogo, e ainda melhorá-lo, se possível, com autoridades e entidades competentes, para realmente termos menos burocracia, mais chances e melhores possibilidades para nossas indústrias", disse Müller, em entrevista coletiva à imprensa, à tarde.

Müller enfatizou que os industriais gaúchos não desejam "benefícios", apenas igualdade de condições para manter a competitividade. "Temos profissionais qualificados, treinados e competentes em nossas indústrias. Se tivermos igualdade de condições, seremos vitoriosos. O que não podemos é ter diferença de tratamento. Nossos concorrentes não estão necessariamente estabelecidos em outros Estados brasileiros. Hoje o nosso concorrente está em qualquer parte deste mundo", salientou. Müller disse que a sua gestão será praticamente uma "continuidade" do trabalho de seis anos do presidente Paulo Tigre, seu antecessor. "Não haverá grandes alterações, a não ser naquilo que será implementado no dia a dia no que diz respeito à modernização e novos projetos de futuro".

Entre estes projetos, afirmou o novo presidente do Sistema FIERGS, está o de planejar qual tipo de indústria o Estado necessitará nos próximos anos. "Que profissional precisamos treinar para o futuro e para a adaptação aos novos tempos", observou.

A vida industrial de Heitor José Müller começou pela avicultura, através do Grupo Frangosul, do qual foi um dos sócios-fundadores na década de 70. Depois a Frangosul foi vendida e se transformou em Doux-Frangosul, com a entrada de capital francês. Participou da criação, em 1990, da Agrogen S.A., na área de multiplicação de genética avícola, na qual atualmente integra o Conselho de Administração. Nesse mesmo segmento de produção animal, no ano de 2000, fundou a Novagro Granja Avícola S.A., também em Montenegro.

É sócio-fundador da Deltapar Investimentos S.A., empresa Holding, fundada em 2002, com sede em Montenegro, onde atua como presidente. A Deltapar adquiriu, no ano de 2004, uma fundição em Santo Ângelo, que pertencia à John Deere, criando a Fundimisa − Fundição e Usinagem Ltda., com sede em Santo Ângelo. Nesta empresa exerce o cargo de diretor-presidente.

Integrante das Diretorias do Sistema FIERGS/CIERGS desde 1989, técnico em Contabilidade e bacharel em Direito, Heitor José Müller ocupou, no último mandato de Paulo Tigre, a vice-presidência da FIERGS.

Publicado quinta-feira, 14 de Julho de 2011 - 0h00