Senai Cetepo é acreditado pelo Inmetro como produtor de materiais de referência

O Centro Tecnológico de Polímeros (Senai Cetepo), de São Leopoldo (RS), recebeu nesta quarta-feira a acreditação do Inmetro como produtor de materiais de referência, durante o Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade (Enoac), que está sendo realizado no Rio de Janeiro. Atuando na produção de materiais de referência elastoméricos, desde de 2006, o Cetepo é a primeira unidade do Senai, em nível nacional, a obter a designação do Inmetro nesta área. A acreditação dá o reconhecimento formal da competência. Assim, os materiais de referência elastoméricos disponibilizados pelo Centro Tecnológico, são elaborados, avaliados e certificados dentro de procedimentos rigorosos, atendendo aos requisitos técnicos e de qualidade estabelecidos nacional e internacionalmente pela ISO Guia 34.

O diretor do Senai-RS, José Zortéa, destaca que as empresas da cadeia produtiva da borracha "podem substituir com vantagens o uso dos materiais importados pelos disponibilizados pelo Senai Cetepo, reduzindo assim os custos relativos à importação, bem como os riscos de utilização de algo inadequado. Além disso, segundo ele, podem adquirir materiais de referência elastoméricos certificados garantidos, para uso em suas verificações e comparações, quanto ao status de equipamentos, métodos, procedimentos e resultados de medições. Os materiais são todos fornecidos acompanhados por um certificado, contendo o valor exato de propriedade, seu significado e a incerteza associada, bem como, o prazo de validade, condições de armazenamento, instruções de uso, finalidade e outras informações adicionais, conforme preconizado na ISO Guia 31.

Materiais de referência

Materiais de Referência (MRs) são materiais ou substâncias, puras ou uma mistura, na forma de gás, líquido ou sólido com um ou mais valores de propriedades que são suficientemente homogêneos e bem estabelecidos. Amplamente utilizados na calibração de equipamentos, comparações interlaboratoriais, na avaliação e validação de métodos de medição e ensaio, e na garantia da qualidade de medições.

A demanda crescente do mercado nacional por estes materiais é consequência das inovações tecnológicas, maior precisão dos equipamentos de medição, necessidade de dados mais exatos e confiáveis, bem como para demonstrar de forma garantida a rastrebilidade das medições realizadas por empresas e laboratórios.

Os materiais de referência disponibilizados pelo Senai Cetepo são:

- Composto Elastomérico Vulcanizado Nº 1 para Resistência à Abrasão (DIN ISO 4649 e ASTM D 5963) - Material consumido e utilizado por indústrias do setor calçadista (fabricantes de componentes de borracha para calçados, como por exemplo solados e fabricantes de calçados), indústrias do setor da borracha (fabricantes de pneus e produtos para recapagem de pneus, correia transportadoras, revestimentos, pisos e mantas de borracha, etc).

- Composto Elastomérico Não Vulcanizado para Reômetro MDR (ASTM D 5289, ISO 6520) - Material consumido e utilizado por indústrias fabricantes de compostos de borracha.

- Elastômero para Viscosímetro Mooney (ASTM D 1646 e ISO 289-1). Material consumido e utilizado por indústrias fabricantes de elastôsmeros e compostos de borracha.

Publicado quinta-feira, 9 de Junho de 2011 - 0h00