Condições atuais abalam a confiança do industrial gaúcho

O índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI - RS) registrou 55 pontos no mês de maio, ficando 2,3 pontos abaixo do verificado no mês anterior. Esta é a quarta queda consecutiva e reflete, principalmente, a percepção negativa dos industriais gaúchos em relação às condições atuais. Este indicador atingiu 47 pontos. O resultado foi divulgado pela Federação das Industrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) nesta segunda-feira (30). Os índices variam de zero a 100 pontos e demonstram as condições atuais e as expectativas para os próximos seis meses. Valores superiores a 50 pontos significam otimismo e abaixo, pessimismo.

O levantamento mostra que, de acordo com os industriais, o cenário econômico brasileiro sofreu uma intensificação do diagnóstico negativo já observado nas pesquisas anteriores, atingindo 44 pontos, o mais baixo desde abril de 2009. A piora na situação atual da economia se apresenta também dentro da própria empresa, que registrou 48,7 pontos.

Em relação ao futuro, os empresários estão otimistas, porém demonstram menos confiança. As expectativas para os próximos seis meses atingiram 59 pontos, ante 61 verificado em abril. Também continuam acreditando na melhora da empresa (61 pontos) e do cenário econômico brasileiro (54,3 pontos), embora os índices tenha apresentado um recuo em comparação com o levantamento anterior.

Publicado segunda-feira, 30 de Maio de 2011 - 0h00