Bancos Sociais da FIERGS serão implantados nas 27 federações industriais do Brasil

A experiência bem-sucedida de dez anos da FIERGS com a implementação do Projeto Bancos Sociais no Rio Grande do Sul ganhou destaque nacional. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) quer levar essa iniciativa gaúcha para todos os Estados brasileiros.

O trabalho desenvolvido pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, vinculada ao Conselho de Cidadania da FIERGS, reúne todo o excedente da indústria, organiza o material e o distribui para as entidades que atendem pessoas de baixa renda, como em asilos, creches e associações comunitárias. De acordo com o coordenador do Conselho de Cidadania, Jorge Buneder, "é uma ação moderna e inovadora de atuação empresarial na área do terceiro setor".

O diretor superintendente da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Paulo Renê Bernhard, apresentou para todas as federações industriais do Brasil, por meio de teleconferência, a metodologia do projeto, que tem como foco a inserção das entidades de classe, empresas, empresários, sindicatos e sociedade civil na área de responsabilidade social para combater a fome, a violência e a miséria.

No Rio Grande do Sul, estão em funcionamento 14 Bancos Sociais (ver lista abaixo) e que são presididos por empresários do setor correspondente, buscando identificar a demanda da população carente com o setor empresarial.

Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais

Banco de Vestuário