Posicionamento do presidente Paulo Tigre sobre sucessão na FIERGS

O presidente do Sistema FIERGS/CIERGS, Paulo Tigre, se posicionou sobre a decisão anunciada, hoje, em Caxias do Sul, pelo pré-candidato à presidência da entidade Astor Schmitt, de não participar da próxima eleição da FIERGS, que ocorre no dia 17 de maio de 2011:

* A decisão do vice-presidente Astor Schmitt não altera a posição sucessória já consolidada pelo vice-presidente Heitor José Müller. A decisão ocorreu apenas três dias antes do término do prazo estatutário para o registro de chapas, que termina dia 17. Assim, nada fica alterado.

* A candidatura de Heitor Müller não foi uma aspiração pessoal dele, mas surgiu de uma aspiração coletiva, de um grupo de Sindicatos. Tanto é que o seu nome foi indicado depois de Astor já se colocar como pré-candidato.

* O processo eleitoral sempre foi democrático, claro e transparente. Por ser assim, possibilitou o lançamento da pré-candidatura de Astor Schmitt, como ele próprio reconhece, fruto da aspiração pessoal e regional. Se fosse um processo fechado, obscuro, não democrático, certamente não haveria pré-candidaturas. Astor Schmitt foi o primeiro a se apresentar.

* O Sistema FIERGS / CIERGS não corria risco de cisão. A união dos industriais e a unidade do trabalho desenvolvido pelas entidades se expressa no reconhecimento da sua importância em âmbito nacional. E isto nunca esteve sob ameaça. Quem conhece bem o Sistema FIERGS / CIERGS sabe que não há como pensar em cisão.

* Ficou comprovada a lucidez e o bom senso dos Sindicatos e industriais do Rio Grande do Sul que sempre repeliram projetos pontuais e específicos, e sempre apoiaram a condução abrangente e plural da representatividade do setor industrial estabelecido em todo o Estado.

* O Sistema FIERGS / CIERGS seguirá a trajetória de ampla interlocução e diálogo positivo com os Poderes Constituídos e com as entidades representativas , em nome do desenvolvimento do Rio Grande do Sul, através do fortalecimento e expansão do setor industrial de todas as regiões do Estado e de todos os portes das empresas. Tecnologia, Inovação, Nova Economia, infraestrutura e logística, educação e qualificação profissionais são pontos trabalhados com muita intensidade na atual gestão.

Publicado segunda-feira, 14 de Março de 2011 - 0h00