Você está aqui

Vacaria solicita instalação de unidade do Senai-RS

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, recebeu na tarde desta segunda-feira o prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri, para solicitar a instalação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) no município de 60 mil habitantes, que sofre com a falta de opções de qualificação profissional, tanto na própria cidade quanto em toda a região dos Campos de Cima da Serra.

Para a construção, a prefeitura oferece um prédio com cerca de 600 m² e a articulação com municípios da região para programas integrados de qualificação profissional, principalmente nas áreas metalmecânica, têxtil, marcenaria, refrigeração, eletroeletrônica e construção civil. "Atualmente temos cursos esporádicos do Senai-RS no nosso município. Em 2010, nos cinco oferecidos tivemos o triplo de candidatos em relação ao número de vagas. Isto mostra a necessidade da nossa região, que é forte na agricultura, comércio e serviços, mas carece de qualificação industrial", ressaltou o prefeito.

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, comentou que o desenvolvimento regional, em parceria com os municípios vizinhos, deve ser prioridade para a instalação de uma unidade do Senai-RS em Vacaria. "É preciso um envolvimento da comunidade em todos os seus setores para que se tenha um número de estudantes que justifique o investimento. E percebe-se que isto já acontece", comentou Tigre, ao final da reunião.

Também participaram da reunião o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa, o secretário de Desenvolvimento, Tecnologia e Trabalho de Vacaria, Alessandro Andrade e o diretor executivo da secretaria municipal geral de governo, Arno Cassel.

Publicado domingo, 13 de Março de 2011 - 0h00