Portal auxilia o fortalecimento da indústria naval

O portal da internet com fornecedores de bens e serviços para a indústria naval será apresentado nesta sexta-feira (28), às 14h, para empresas gaúchas na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O Catálogo Navipeças, ferramenta criada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Organização Nacional das Indústrias do Petróleo (Onip) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), é um guia de empresas selecionadas com capacidade para atender o setor em mais 1,8 mil itens. A proposta tem o apoio do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da FIERGS.

A revitalização da indústria naval brasileira exige que a cadeia produtiva esteja estruturada para atender as novas demandas que estão surgindo. A constituição do polo naval na cidade de Rio Grande, associado com a indústria de base metal-mecânica, eletroeletrônica e de automação industrial na Região Metropolitana de Porto Alegre e da Serra, também são fatores importantes para a consolidação da cadeia produtiva. Outra região que é vista como potencial é o Extremo Sul do Estado, que pode aproveitar a oportunidade para desenvolver a economia local.

Para participar do Catálogo Navipeças as empresas interessadas devem se cadastrar no portal e enviar a documentação para comprovação de aspectos técnicos e jurídicos. O Catálogo pode ser acessado pelo endereço eletrônico: www.onip.org.br/navipecas.

Entre os parceiros da iniciativa estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena).

Publicado quinta-feira, 27 de Maio de 2010 - 0h00