FIERGS e PUCRS lançam Laboratório de Inteligência Comercial Internacional

Foi lançado nesta quarta-feira o Laboratório de Inteligência Comercial Internacional (Labicin), resultado da parceria entre a FIERGS, por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) e a Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, através da Faculdade de Administração e Economia(FACE) e da Fundação Irmão José Otão (FIJO).

O objetivo do laboratório é formar um Núcleo de Inteligência Comercial com professores e alunos para atender às demandas de internacionalização das pequenas e médias indústrias dos principais setores da economia gaúcha. Vinculado ao curso de Comércio Internacional, o laboratório tem a missão de gerar conhecimento acadêmico e profissional para o corpo docente e discente. "Esta integração segue o modelo que temos proposto. Todos os países que se desenvolveram investiram em educação. E este trabalho em conjunto fará a transformação de conhecimento em PIB", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, que também é integrante do Conselho Universitário da PUCRS.

O reitor da PUCRS, Joaquim Clotet também abordou este cenário. "Em visitas técnicas à Inglaterra e aos Estados Unidos, temos observado que o crescimento industrial sempre se dá de forma mais sustentável quando há uma interação com o meio acadêmico. Este trabalho representa exatamente isto", completou.

Inicialmente, o Labicin está atuando com estudos de mercado para empresas e setores estratégicos da economia com quatro alunos da graduação e um mestrando. Três trabalhos já foram concluídos com produtos portadores de futuro no mercado europeu.

Segmentos e indústrias que quiserem utilizar o serviço, devem entrar em contato com o CIN-RS, na sede da FIERGS, ou pelo telefone (51) 3347-8675.

Publicado quinta-feira, 1 de Abril de 2010 - 0h00