Financiamento à inovação é debatido na FIERGS

Os recursos disponíveis em linhas de financiamentos destinadas à inovação são muitos − somente a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) contará com cerca de R$ 4 bilhões em 2010. No entanto, há uma dificuldade para que os valores sejam liberados e cheguem até o destino final: as empresas. Entre os motivos estão a falta de informações claras e a elevada exigência na hora da elaboração dos projetos. "Com o crescimento da oferta de recursos, também aumentaram as exigências para a liberação de crédito", justifica Alexandre Cabral, integrante do departamento de promoção institucional da Finep, que esteve na FIERGS para participar do evento "Linhas de Financiamento Destinadas à Inovação". O encontro, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira, teve como objetivo estreitar relações entre empresários e representantes de agências financiadoras, para disseminar as condições de créditos voltados à inovação. Cabral detalhou os programas oferecidos pela Finep, como o Prime, Inova Brasil, Pappe Subvenção, Subvenção Econômica e o Juro Zero (ainda indisponível no Rio Grande do Sul).

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi representado pelos técnicos Fernão de Souza Vale e Vera Guedes, que apresentaram os programas da instituição destinados a empresas de todos os portes: Linha Capital Inovador (para empresas que investem de forma permanente em inovação), Linha Inovação Tecnológico (para um projeto específico), Linha Inovação Produção (inovação de capacidade produtiva), Criatec (Fundo de Investimento), Funtec (focado em instituições científicas que desenvolvem projetos com empresas) e Prosoft (financiamento à aquisição de softwares e serviços correlatos no mercado interno).

Também estiveram presentes o diretor regional da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Oscar Rudy Kronmeyer, e o coordenador da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi) da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Paulo Lacerda. Depois das apresentações, foram realizados encontros individuais entre empresas e representantes do BNDES e da Finep. O evento foi promovido por ABDI, BNDES, Finep, com apoio da FIERGS, por meio do seu Conselho de Inovação e Tecnologia, da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do RS (Sedai) e da Abinee.

Publicado sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2010 - 0h00