Industriais gaúchos estão mais confiantes

Os industriais gaúchos estão mais otimistas. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), nesta segunda-feira (9). O índice, medido trimestralmente, registrou 63 pontos em outubro, um crescimento de 8 pontos na comparação com julho e o mais alto desde abril de 2001. O resultado consolida a percepção do setor que o pior já passou e anuncia a continuidade do processo de recuperação da atividade industrial gaúcha nos próximos meses. "Os números sugerem a possibilidade de que as indústrias retomem seus investimentos, com impactos positivos sobre a produção e o emprego. Com certeza o ano de 2010 será melhor", avaliou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre. Os valores ficam no intervalo entre 0 e 100 pontos e, abaixo de 50, indicam pessimismo.

O aumento do indicador de confiança aparece em seus dois componentes − condições atuais e expectativas. No primeiro caso, a pesquisa sinalizou 58 pontos, 11 pontos acima do observado em julho, revertendo o pessimismo que dominava o sentimento dos empresários naquele mês. A melhora aparece ainda no que se refere à percepção da situação atual da economia brasileira e da empresa.

Em relação ao índice de expectativa para os próximos seis meses, os resultados indicam otimismo. O valor do indicador aumentou pelo terceiro mês seguido, atingindo os 66 pontos. Nesse caso, as expectativas são mais favoráveis para o ambiente nacional do que para o regional. "Esse resultado reflete o abrandamento dos efeitos da crise nos últimos seis meses", concluiu Tigre.

Publicado segunda-feira, 9 de Novembro de 2009 - 0h00