Programa Alimentos Seguros é lançado para o consumidor

O Programa Alimentos Seguros (PAS) será lançado para o consumidor gaúcho na segunda-feira, 26 de outubro, com uma série de ações em Porto Alegre, voltadas à segurança alimentar. Adotando o lema "Contaminação, Não!", o objetivo é sensibilizar a população, focando a análise dos procedimentos de manipulação dos produtos que vão para a mesa de cada um. Uma das ações será desenvolvida no Mercado Público da Capital, movimentado ponto turístico e de compras, e outra é a palestra com o Dr. Bactéria, cientista conhecido por divulgar na mídia medidas simples e práticas para prevenção de doenças.

Na semana de 26 a 30 de outubro, o porto-alegrense será alvo dessa campanha, de modo a se conscientizar sobre a escolha, transporte, armazenamento, preparo e ingestão de alimentos livres de contaminação. O PAS Consumidor resulta de uma parceria abrangente, que reúne Sebrae, Senai, Senac, Sesi e Sesc. O CEVS- Centro Estadual de Vigilância em Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde apoiam a iniciativa.

As instituições pretendem disseminar a implantação de Boas Práticas e do sistema de análise APPCC (Perigos e Pontos Críticos de Controle) nas empresas do ramo de alimentação. Segundo Danyela de Souza Pires, do comitê gestor estadual do PAS, representando o Sebrae, o PAS Consumidor está sendo lançado oficialmente em Porto Alegre porque o comitê gestor do RS é líder em implementações do PAS.

Para aprender a ter cuidado com os alimentos, o público poderá acompanhar palestras e receberá cartilhas e guias sobre o assunto. No dia 26, segunda-feira, às 15h, haverá palestra na USEn (rua Siqueira Campos, 805, Centro), para apresentação do programa, destinada a parceiros institucionais convidados.

Dicas ao público

Nos dias 27 e 29, será a vez da programação no Mercado Público, tendo como foco a sensibilização da população. No térreo do prédio, estarão circulando bonecos representando o perigo físico, o perigo químico e o perigo biológico, além do Dr. PAS. Esses personagens convidarão as pessoas a se dirigirem ao piso superior, onde um consultor em segurança alimentar estará fazendo demonstrações, inclusive com o uso de microscópio, e esclarecendo dúvidas sobre o tema. Quem for até o quiosque do Programa receberá cartão de raspadinha para concorrer a brindes. Um telão transmitirá dicas básicas para a dona de casa: como cortar, descongelar e guardar os alimentos, por exemplo. Haverá ainda distribuição da "Cartilha do consumidor para uma alimentação segura". Para os estabelecimentos, está destinado um papel bandeja com "10 dicas para um consumo seguro".

O Mercado Público já está sendo alvo de outro trabalho em favor da segurança alimentar. O Projeto Setorial do Sebrae/RS, que conta com a parceria da Ascomep, Senai-RS e Smic, está promovendo a implementação do PAS nos estabelecimentos do tradicional centro de compras. Já aderiram ao PAS todas as peixarias, açougues e mercearias, totalizando 37 permissionários. A meta é que 100% das empresas de alimentação estejam com o PAS até o final de 2010. A ação consiste em um programa de ações e adequações que os estabelecimentos têm que implementar em suas empresas e que são desenvolvidos através de cursos, treinamentos e consultorias desenvolvidos dentro do estabelecimento, sob supervisão dos consultores do Senai-RS.

Programação

Ainda como parte integrante da semana do PAS Consumidor, o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, fará palestra gratuita sobre "Alimentação segura", no dia 28, às 15h30min, na Universidade Sebrae de Negócios (USEn). O Dr. Bactéria é conhecido nacionalmente por sua participação em programas de televisão alertando sobre os perigos das contaminações. O evento é aberto ao público em geral, mas requer inscrição pelo telefone da Central de Relacionamento do Sebrae, 0800 570 0800, pois as vagas são limitadas. No encerramento, no dia 30, haverá ação de sensibilização do público em um shopping center de Porto Alegre, também tendo e

Publicado quinta-feira, 22 de Outubro de 2009 - 0h00