Parceria possibilita a criação da Escola Profissional da Construção Civil

A Escola Profissional da Construção Civil, uma parceria do Sistema FIERGS, por meio do Senai-RS, juntamente com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre − STICC, abriu suas portas oficialmente nesta quarta-feira (14). A unidade é extensão da Escola de Educação Profissional Visconde de Mauá, e fica na rua Doutor João Inácio, 218, bairro Navegantes, em Porto Alegre. São 950 metros quadrados, com três salas de aula, um laboratório de informática, quatro oficinas, secretaria, refeitório, vestiários e sanitários e sala de professores e do coordenador. "A inauguração desta unidade é um exemplo da união entre entidades empresariais sindicais, para formar trabalhadores preparados com conhecimento e capacitação profissional", destacou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre. Ele lembrou ainda a importância do laboratório de informática. "Todos os alunos do Senai do Rio Grande do Sul tem também a formação digital. Assim o futuro de todos poderá ser ainda melhor", disse.

O vice-presidente do Sinduscon-RS, Sérgio Ussan, comentou que a parceria quebrou um paradigma da relação capital e trabalho. "Todos estamos unidos para formar profissionais cada vez mais qualificados", afirmou. Já o presidente do STICC, Valter Souza, explicou que os alunos tem muita sorte de ter a sua disposição estes cursos. "O Senai detém o know-how da transmissão do conhecimento. E é importante que os jovens estejam sempre abertos para o conhecimento", salientou.

A nova escola, que conta hoje com 90 alunos, poderá ter 132 estudantes. Apesar da grande maioria ainda ser de homens, já há algumas mulheres entrando no mercado da Construção Civil. A aluna Amanda Rosa Machado disse que não vê nenhuma dificuldade em trabalhar no setor. "Quando é preciso mais força, os meninos ajudam", comenta ela. O instrutor do Senai-RS Ademar Flor da Silva concorda e elogia. "Em geral, as mulheres fazem melhor o acabamento, além de ter mais cuidado com as ferramentas".

A Escola Profissional da Construção Civil conta com os cursos Pedreiro de Edificações e Instalador Hidráulico Predial em Aprendizagem, Carpinteiro de Formas, Armador de Ferragem, Instalador Elétrico Predial e Instalador Hidráulico Predial em Iniciação Profissional, e de Assentador de Placas Cerâmicas em Aperfeiçoamento Profissional. Informações sobre cursos (51) 3362-6630.

Publicado quarta-feira, 14 de Outubro de 2009 - 0h00