Missão brasileira participa da Feira de Anuga

Uma comitiva brasileira, com 60 integrantes do setor de Alimentos e Bebidas, embarcou na quinta-feira ( dia 8) para participar do mais importante evento mundial do segmento: a Feira Internacional de Alimentos da Alemanha (Anuga), que ocorre de 10 a 14 de outubro, em Colônia, Alemanha. A missão prospectiva é promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e articulada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), com a participação do presidente da entidade, Paulo Tigre.

A missão também contemplará visitas técnicas a indústrias alemãs e centros tecnológicos no segmento de alimentos, estudo estratégico de mercado, espaço e apoio especializado. Com uma participação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), 17% da pauta de exportação do Brasil e responsável por 1,4 milhão de postos de trabalho no País, o setor de alimentos e bebidas exige uma atenção especial para promover o seu contínuo desenvolvimento.

A Feira conta ainda com a colaboração dos CINs do Paraná, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Na segunda-feira, os Estados colaboradores participaram de uma reunião preparatória por meio de videoconferência comandada pela CNI, em Brasília, e apresentada pelo Centro Internacional de Negócios do RS.

A mobilização para a missão empresarial de Anuga é uma das etapas do Programa de Ações Integradas de Promoção Comercial, desenvolvido pela CNI, com o objetivo de propiciar às pequenas e médias empresas a participação em feiras internacionais. A ação conta com co-financiamento da União Europeia, através do Programa Al-Invest IV "Internacionalização de PMEs do Mercosul, Chile e Venezuela para um desenvolvimento sustentável".

Na edição 2007, em torno de 163 mil visitantes, de aproximadamente 175 países dos cinco continentes, fizeram importantes negócios na feira e 6.607 empresas de 95 países expuseram seus produtos em 304 mil metros quadrados

Publicado quinta-feira, 8 de Outubro de 2009 - 0h00