Você está aqui

Usina móvel de biodiesel tem tecnologia do Senai-RS

Lançada oficialmente nesta quinta-feira, 3 de setembro, pela Biotechnos, durante a 32ª Expointer, a usina móvel de biodiesel é uma parceria da empresa com os Senai Nacional e do Rio Grande do Sul. O projeto foi aprovado no Edital de Inovação Senai 2008, com o objetivo de desenvolver um protótipo viável, ecologicamente correto e buscando afiançar a sustentabilidade através da cooperação e do reaproveitamento de recursos de determinadas regiões ou locais produtivos. A equipe executora foi composta por técnicos da Escola de Educação Profissional Senai Vergílio Lunardi de Santa Rosa, técnicos da Faculdade de Tecnologia Senai de Porto Alegre e por profissionais da Biotechnos.

O Senai-RS, além da gestão do projeto, concebeu e implementou todo sistema elétrico e de automação da Usina. A Biotechnos já contava com a tecnologia da fabricação de usinas fixas, mas a parceria com o Senai permitiu o uso da estratégia da mobilidade como fator de diferenciação e inovação do produto.

Com a usina móvel, pequenos municípios poderão agregar renda a famílas através de cooperativas. Além disso, ela viabilizaria a cooperação e desenvolvimento de municípios vizinhos em projetos que incrementariam soluções energéticas assim como o processamento e tratamento de um poluente (óleo de fritura). Tais danos ambientais requerem investimentos para sanar problemas que são o entupimento de bueiros e o tratamento de água para o saneamento básico.

Entre as principais matérias-primas destacam-se as oleaginosas, como o algodão, amendoim, dendê, girassol, mamona, pinhão manso e soja. Ainda são consideradas matérias-primas para biocombustíveis os óleos de descarte, gorduras animais e óleos já utilizados em frituras de alimentos.

Capacidade de produção de uma unidade de 1000 litros/dia.

Período médio de trabalho: 8h/d

Produção diária média: 90% de biodiesel

Produção de Glicerina diária: 10% de glicerina

Publicado quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 - 0h00