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O futuro da telecomunicações é debatido na FIERGS

A situação atual e o futuro das telecomunicações no Brasil foram debatidos nesta quarta-feira (3), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, durante o lançamento da quarta edição seminário "Telecomunicações, Inovar para Crescer", que acontecerá no dia 20 de agosto, em Porto Alegre. O evento foi promovido pelo Conselho de Infraestrutura da FIERGS, em parceria com a Network Eventos. Mais de 40 representantes de empresas e instituições ligadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estiveram presentes no encontro, que contou ainda com a participação do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, e do coordenador do Grupo temático de Telecomunicações da FIERGS, Carlos Garcia.

"As ferramentas dessa área são muitas e podem trazer diversas facilidades aos empresários em relação aos seus negócios, além de ser um campo de novas possibilidades para os empreendimentos voltado ao segmento de telecomunicações", disse Garcia. Segundo dados do setor, os rendimentos das telecomunicações em 2008, ano da crise mundial, atingiram US$ 55,8 bilhões, um crescimento de 15,3% em relação a 2007. Esse aumento ocorreu principalmente pela ampliação do uso da telefonia móvel. "Mas, ainda há muito espaço para avançar e esse segmento é importante para a economia do País", afirmou

A palestra "Banda Larga Desenvolvendo Negócios: O Cenário Mundial", ministrada pelo analista sênior do Yankee Group, Julio Puschel, deu uma prévia do que será discutido no seminário. Ele abordou a realidade das telecomunicações no mercado coorporativo e apontou os prováveis caminhos que essa tecnologia irá seguir. "Três principais pilares sustentam as telecomunicações hoje em dia: a tecnologia IP, que deve servir como única plataforma de comunicação; a banda larga, com maior capacidade de levar dados entre cliente e a empresa; e a tecnologia wireless, que traz a questão da mobilidade", pontuou.

Além disso, Puschel deu destaque ao que se chama de tendência de consumerização, diagnosticada após realização de pesquisas no mercado coorporativo. "A consumerização refere-se a como as empresas são afetadas e podem obter vantagens das novas tecnologias e modelos que se originam e se desenvolvem no espaço do consumidor, e não no setor de TI da empresa", explicou. Ele, ainda, apontou o provável caminho com maior potencial de investimentos nas grandes corporações: a tecnologia 3G. "Pode-se apostar neste tipo de tecnologia que engloba diretamente os aparelhos móveis tendo em vista que o número total de aparelhos celulares só é menor que o número de televisores. Ou seja, está aí mais um grande mote para inclusão digital", concluiu.

O diretor-geral da Network Eventos, Carlos Calazans apresentou a programação da quarta edição do seminário de telecomunicações, que ocorrerá em agosto, na sede da FIERGS, com previsão de 250 participantes. Especialistas debaterão os seguintes assuntos: MVNO, Mobile Virtual Network Operator; Mobile Marketing; Mobilidade Corporativa; Tecnologia 3G; LTE e WinMax; Call Center IP; Unified Communications; e Tecnologia de Acesso à Ultra Banda Larga.

Publicado quarta-feira, 3 de Junho de 2009 - 0h00