Banco de Alimentos chega ao Vale dos Sinos

Quatro municípios serão atendidos pelo projeto

O Banco de Alimentos, projeto que nasceu no Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), e foi colocado em prática através da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, inaugurou a sua décima unidade. Sediada no Vale do Sinos, irá atender entidades dos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Portão. "O nosso objetivo é acolher até 400 instituições e trabalharemos para chegar lá. O projeto foi concebido em abril deste ano a partir da união da comunidade local", disse o presidente do novo Banco e vice-reitor da Unisinos, José Ivo Follman.

O transporte dos produtos arrecadados na sede de São Leopoldo será realizado através da parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs). De acordo com o presidente Sérgio Gonçalves Neto, "o sistema de logística será montado conforme as necessidades da região. As empresas filiadas cederão seus caminhões e a carga sairá direto daqui para os locais de atendimento. Sempre depois de um planejamento prévio para proporcionar agilidade na entrega".

O diretor do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS), Carlos Batista da Silva, que na ocasião representou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, afirmou que "há oito anos ninguém poderia imaginar o alcance desta iniciativa, e com o esforço de tantos e importantes parceiros. Essa ação é fundamental, ainda, no combate de outros problemas, como a evasão escolar, exclusão social e a violência".

Durante a solenidade, também foi apresentado o projeto Clique Alimentos, ação efetuada através da internet. No endereço www.cliquealimentos.com.br, o usuário da rede poderá clicar no ícone da campanha e, desta forma, fazer uma doação, que será paga pelas empresas parceiras do site. O objetivo é proporcionar à qualquer pessoa a possibilidade de se tornar um parceiro do Banco de Alimentos, sem custos.

Criado em 2000, o Banco de Alimentos já distribuiu mais de sete milhões de quilos de alimentos. Somente em Porto Alegre, arrecada cerca de 250 toneladas por mês, para 269 entidades carentes. O diferencial do Banco de Alimentos do Vale dos Sinos está na possibilidade de atendimento a mais de um município a partir de uma única estrutura de coordenação.

Publicado quinta-feira, 11 de Setembro de 2008 - 0h00