Você está aqui

Especialistas debatem o mercado de alimentos e bebidas da Europa

Evento foi realizado pela CNI na sede da FIERGS

O seminário "Tendências no Mercado Europeu de alimentos e bebidas", realizado na terça-feira (9), na sede da FIERGS, apresentou as principais oportunidades para as indústrias destes segmentos. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), através dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o evento também apresentou os detalhes da missão brasileira para a Sial Paris, uma das maiores feiras do setor no mundo, que será de 19 a 23 de outubro, na França.

O gerente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Almicar Lacerda de Almeida, destacou que os consumidores europeus estão cada vez mais exigentes e preocupados com a saúde, ao mesmo tempo que não dispõem de tempo para a elaboração das suas refeições. Segundo ele, é preciso oferecer conveniência, praticidade, variedade e serviço. "Vem crescendo a procura por alimentos saudáveis e de fácil preparo", afirmou Almeida, destacando como promissores os produtos orgânicos e funcionais, os alimentos processados e com reforço nutritivo, os pratos e sucos prontos e semiprontos, além dos diet e light. Os novos conceitos de consumo, conforme Almicar, também estão alicerçados nas questões éticas e ambientais, tais como a preservação dos recursos naturais e a não utilização do trabalho infantil.

Para a representante da Unidade de Inteligência Comercial da Apex-Brasil, Maria Paula Sobral Velloso, os empresários dos setores de alimentos e bebidas precisam conhecer e acompanhar as mudanças econômicas e sociais no Brasil e no mundo para direcionar seus esforços. Ela lembra que atualmente 85% dos produtos consumidos no País são processados e 15%, in natura. Até a década de 70, este percentual era de 50% para cada um. "Hoje as pessoas têm maior poder aquisitivo, as mulheres estão mais voltadas para suas carreiras e há uma preocupação crescente com a qualidade de vida e o bem-estar", relatou.

Durante o seminário também foram apresentadas as "Ações Integradas de Promoção Comercial no Exterior - Feira Sial Paris 2008". As inscrições para as indústrias integrarem o grupo brasileiro vão até dia 12 de setembro. A iniciativa é da CNI e articulada pelo Centro Internacional de Negócios da FIERGS. Os principais objetivos da Rede CIN nesta ação são contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das micro e pequenas empresas no processo de internacionalização; ampliar a participação brasileira no mercado europeu de alimentos e bebidas; consolidar e aprimorar a imagem do Brasil na Europa; e criar oportunidades de expressiva geração de negócios, de parcerias e tecnologia.

Publicado quarta-feira, 10 de Setembro de 2008 - 0h00