Sindicatos industriais debatem propostas para o desenvolvimento da economia

O Encontro Estadual da Indústria reuniu mais de 50 representantes de sindicatos na segunda-feira (25), na sede da FIERGS. As discussões detalharam as questões que afetam o setor industrial gaúcho e definiram as prioridades para o seu fortalecimento. "Estamos trabalhando fortemente para captar tendências, implantar projetos e apoiar as nossas indústrias", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, na abertura do evento, destacando que os resultados serão encaminhados para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e debatidos no 3º Encontro Nacional da Indústria (Enai), de 28 a 29 de outubro, em Brasília.

Mais de 30 propostas foram analisadas no evento organizado pela Caemp. Elas farão parte da agenda industrial gaúcha e estão distribuídas em cinco temas: Inovação e produtividade na indústria; Sistema trabalhista e impactos na competitividade industrial; Sistema tributário e os desafios para a indústria; Competitividade sistêmica − infra-estrutura e meio ambiente; e Inserção internacional da economia brasileira.

Nesta reunião preparatória para o Enai, Tigre lembrou ainda das contribuições do Sistema S e do sucesso da negociação com o governo federal para que a iniciativa privada continuasse na gestão do mesmo. "Há quase 70 anos o Sesi e o Senai estão fazendo a sua parte na sociedade, mesmo com o país passando por diversas fases de dificuldades econômicas. Isso foi possível graças ao trabalho e ao esforço dos empresários", salientou.

Uma das novidades apresentadas aos participantes do encontro foi o programa "Nova indústria que enxerga novas economias", apresentada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e que em breve estará disponível aos sindicatos industriais. A idéia é trabalhar novos modelos de negócios e formas de produção diferenciadas, além de mercados e produtos inéditos ou inexplorados. Isso será possível por meio de ferramentas como workshops, pesquisas e capacitações.

Publicado segunda-feira, 25 de Agosto de 2008 - 0h00