Você está aqui

RS conquista quatro medalhas no Paraná

O Senai-RS conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze na etapa final da V Olimpíada Nacional do Conhecimento, encerrada na noite de domingo (17), em Curitiba. O Estado participou da competição com 13 estudantes em 11 ocupações.

A primeira conquista gaúcha veio com o caxiense Maurício João Battassini, da AEP Senai Construção Civil, de Caxias do Sul, na ocupação de Construção em Alvenaria, que fez questão de subir ao palco com bota e bombacha e a bandeira do Rio Grande do Sul às costas. "Eu tenho certeza que a minha rotina agora será diferente. Uma conquista destas abre muitas portas e agora, vou estudar e pesquisar muito para disputar o mundial no Canadá", disse.

A outra conquista gaúcha da noite veio na modalidade de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, com o aluno Geverson Abreu Dias Schmitt, do CEP Senai Roberto Barbosa Ribas, de Santa Maria. A prova consistia na colocação de azulejos na forma de pontos turísticos da capital paranaense, como o Jardim Botânico e a fachada do museu Oscar Niemayer. Os detalhes fizeram a diferença na prova. "A avaliação foi feita em milímetros. Tudo precisava ser feito com muita exatidão", explicou após subir ao pódio, também com o pavilhão gaúcho às costas.

Na ocupação de Tornearia Mecânica, o competidor Mauri Rafael Beck, de Horizontina, aluno da EEP Senai Vergílio Lunardi, ficou com a prata. Para completar a premiação gaúcha no evento, uma medalha de bronze, em Mecânica de Automóveis, com Jonatan Brochier, da EEP Senai Automotivo, de Porto Alegre.

A V Olimpíada Nacional do Conhecimento foi realizada em três etapas: a primeira em Blumenau, Santa Catarina; a segunda em Porto Alegre; e a terceira em Curitiba. "Esta foi a maior competição que já realizamos. É um orgulho para todos, que temos a segunda melhor educação profissional do mundo", disse o diretor-geral do Senai Nacional, José Martins.

O Rio Grande do Sul encerra a competição com a terceira colocação no quadro geral, com 13 medalhas, sete delas de ouro. São Paulo ficou em primeiro lugar e Minas Gerais na segunda posição.

As medalhas gaúchas foram:

Ouro

Mecatrônica

Manufatura Integrada

Metrologia Dimensional

Instalação Elétrica Predial

Joalheria

Construção em Alvenaria

Aplicação de Revestimentos Cerâmicos

Prata

Telecomunicações

Tornearia Mecânica

Bronze

Polimecânica

Instalação Elétrica Industrial

Ferramentaria

Mecânica de Automóveis

Publicado segunda-feira, 18 de Agosto de 2008 - 0h00