Você está aqui

Teleconferência marca lançamento de material educativo por Sesi e Unisinos

Vídeos aliam arte e conteúdos escolares e se destinam à formação de professores

A arte pode desempenhar um papel significativo no processo de aprendizagem, repassando conhecimentos e valores para os alunos aumentando suas possibilidades de participação social e cultural. Partindo dessa premissa, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Unisinos lançaram na tarde desta quinta-feira (12), através de teleconferência transmitida a todas os departamentos regionais do Sesi do Brasil, a série de programas televisivos educativos Arte Mais, destinada a alunos e a formação de professores, aliando a arte a conteúdos escolares (Matemática, Geografia, História, Ciências e Língua Portuguesa). A proposta é mostrar aos docentes como a presença da Arte na rotina da escola pode levar o aluno a desenvolver processos criativos ao pensar e produzir, exercitando a comunicação e a expressão; e estabelece conexões com a produção cultural e os conhecimentos da humanidade.

"Na nossa visão da educação, o aluno do Sesi além de dominar as competências deve ser preparado para ter empreendedorismo, criatividade, ser socialmente responsável e ter responsabilidade com o meio ambiente. A série Arte Mais é uma forma de levar capital cultural aos alunos, é uma maneira de enriquecer este capital", afirmou a gerente executiva de Educação Básica do Sesi, Mariana Raposo. "Este trabalho é mais um exemplo do que o Sistema Indústria pode fazer para melhorar a qualidade da educação no Brasil", afirmou o superintendente regional do Sesi-RS, Edison Lisboa. O reitor da Unisinos, Padre Marcelo de Aquino, destacou a importância da parceria entre a universidade e o setor empresarial.

São 40 episódios (oito para cada disciplina), produzidos pela TV Unisinos/ Fundação Padre Urbano Thiesen, cujos temas poderão ser utilizados na educação básica nos níveis fundamental e médio, em especial para Educação de Jovens e Adultos. Para cada grupo, foram definidos quatro temas conceituais que permitem a relação e o diálogo entre as áreas de conhecimentos. São eles:

- Arte Mais História - Independência, Modernidade e industrialização,

-Renascimento e Liberdade e Constituição.

- Arte Mais Ciência − Água, Célula, Genética e Biodiversidade

- Arte Mais Matemática − Poliedros, Triângulos, Parábolas e Proporção

- Arte Mais Língua Portuguesa − Descrição, Notícia, Crônica e Narração

- Arte Mais Geografia − Globalização, Mudança Climática, América Latina e Migrações

Publicado quinta-feira, 12 de Junho de 2008 - 0h00