Empresas debatem o futuro das telecomunicações

Seminário foi transmitido pela tecnologia 3G

Algumas das principais empresas de tecnologia do país debateram e apresentaram cases de sucesso em comunicação corporativa nesta terça-feira (10), durante o "3º Seminário de Telecomunicações − Estratégia para Incremento de Negócios", realizado no Salão de Convenções da FIERGS. Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, um evento pôde ser acompanhado em tempo real pela internet graças à tecnologia 3G, a de terceira geração de celular. O acesso ocorreu pelo portal da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (www.fiergs.org.br).

Na abertura do seminário, o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, destacou que a entidade está sempre voltada para o futuro, utilizando-se de todas as soluções possíveis para tornar as empresas atualizadas e competitivas. "Precisamos trabalhar com ferramentas modernas para podermos acompanhar a globalização", destacou o industrial.

Um dos palestrantes do seminário, o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Antônio Bedran, falou sobre o "Cenário Brasileiro de Telecomunicações: Uma Visão Macro" e garantiu que a intenção do governo federal é de que todos os municípios brasileiros tenham serviço de telefonia móvel até 2010 e, no máximo até 2016, estejam cobertos pela tecnologia 3G.

Segundo Bedran, o Brasil possui 6 milhões de assinantes de TV a cabo, 126 milhões de usuários de celular e 40 milhões de clientes de telefones fixos. E as inovações não param: a partir de 29 de agosto, entrará em vigor no país a portabilidade do serviço móvel, que permitirá ao proprietário de celular trocar de operadora sem ser obrigado a mudar o número do telefone. "O crescimento do Brasil em telecomunicações é fabuloso, acima até que o de nossa economia, interando voz, dados e mobilidade", ressaltou. Coube ao gerente regional da Anatel, João Jacob Bettoni, a palestra sobre "Portabilidade Numérica", que encerrou o evento, organizado pelo Sistema FIERGS, por meio do seu Conselho de Infra-Estrutura (Coinfra), com apoio da Network Eventos.

Publicado Terça-feira, 10 de Junho de 2008 - 0h00