Seminário discute oportunidades para a geração térmica

Evento foi realizado nesta quarta-feira, na FIERGS

Com o objetivo de encontrar no Rio Grande do Sul fornecedores de equipamentos e de serviços para usinas de geração de energia térmica movidas com carvão, foi realizado nesta quarta-feira (dia 28), na FIERGS, o "1º Seminário Carvão; Impulsionando Ótimos Negócios para a Geração Térmica".

Empresas geradoras de energia da região Sul do país apresentaram as principais demandas do setor. O diretor técnico e de meio ambiente da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), Luiz Henrique Schnor, destacou os benefícios do projeto da unidade de Candiota. "O projeto vai oportunizar a geração e distribuição de renda na metade sul do Estado, economicamente deprimida", afirmou Schnor. "As usinas representam a solidez econômica de uma área, fornecendo energia que é o principal insumo para o funcionamento das indústrias", completou.

Conforme o gerente da Usina Temelétrica Sepé Tiaraju, localizada em Canoas (RS) , Adib Paulo Abdalla Kurban, a usina contrata atualmente serviços especializados de apoio, de manutenção mecânica, de elétrica e de automação no exterior, como Estados Unidos e Argentina, e também de fora do Estado. Alguns desses serviços poderiam ser atendidos por empresas locais. "Essa aproximação com empresas da região pode eliminar custos com deslocamento e ainda promover o desenvolvimento da região", destaca Kurban.

Além de representantes da CGTEE e da Sepé Tiaraju também participaram profissionais da Tractebel, Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM), AES Uruguaiana e Copelmi. O seminário foi promovido pelo FIERGS, Petrobras, Rede Petro/RS, e Sebrae/RS.

Publicado quarta-feira, 28 de Maio de 2008 - 0h00