Agenda 2020 apresenta balanço de dois anos na FIERGS

Representantes de diversos segmentos da sociedade relataram as ações que podem tornar o Estado no melhor lugar para se viver

Os dois anos do lançamento da Agenda 2020 foram lembrados na manhã desta quarta-feira (dia 9) em um evento na sede da FIERGS, em Porto Alegre. A governadora Yeda Crusius, o vice Paulo Feijó e o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre, entre outras autoridades, estiveram presentes ao evento. "É emocionante ver o nível de adesão da sociedade gaúcha e a sua vontade de ajudar o Rio Grande do Sul", disse Tigre.

O industrial salientou, entretanto, que ainda há um caminho a ser percorrido para que todos os gaúchos possam usufruir de um Estado melhor. "Se não persistirmos, cobrarmos resultados e corrigirmos rumos, a boa idéia não prevalecerá", afirmou. Para Paulo Tigre, a Agenda 2020, que desenha a visão de futuro para o Rio Grande do Sul nos próximos anos, será fundamental para termos "governos comprometidos com projetos de médio e longo prazos".

Foi nos dias 8 e 9 de março de 2006 que mais de 850 pessoas, entre empresários, trabalhadores, políticos e entidades civis, representando diferentes segmentos da sociedade, se reuniram na sede da FIERGS para dar início ao projeto que prevê transformar o Estado, até 2020, no melhor lugar para se viver e trabalhar. De lá para cá, foram 5,7 mil horas de debates e discussões, entre centenas de voluntários, que geraram 23 projetos em 11 Fóruns Temáticos. "A Agenda 2020 trouxe sim uma inovação que hoje vai se tornando crescente", disse Yeda Crusius. "Só com a soma dos esforços e com a união daqueles que são diferentes nós vamos conseguir chegar", observou, em referência às metas da Agenda.

No palco do Teatro do Sesi, 16 voluntários apresentaram resumidamente as propostas que abrangem diversos temas, tais como ambiente institucional e regulatório, cidadania e responsabilidade social, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento regional, educação e infra-estrutura. O coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS, Ricardo Felizzola, ao apresentar o Fórum Temático Inovação e Tecnologia, destacou que "estamos vivendo um momento único, porque a Agenda 2020 é única. O Rio Grande do Sul que veremos em 2020 é próspero". Segundo Felizzola, a inovação ocorre quando encontra um ambiente favorável, e um exemplo disso é a própria Agenda 2020. "Para ser desenvolvida, uma sociedade precisa ser competitiva", observou.

Publicado quarta-feira, 9 de Abril de 2008 - 0h00