Sistema FIERGS e governo do Estado assinam convênio para qualidade na educação

Consultoria do Sesi-RS será levada a 280 escolas estaduais de todo o RS

Melhorar os indicadores de qualidade na educação, tais como de aprendizagem, reprovação, evasão e defasagem idade-série, são os principais objetivos da Consultoria para Educação de Qualidade, elaborada pelo Sistema FIERGS, por meio do Sesi-RS. A iniciativa será colocada em prática em 280 escolas da rede pública estadual em todo o Rio Grande do Sul. O termo de cooperação entre a Secretaria Estadual de Educação e o Serviço Social da Indústria será assinado dia 19 de março, às 10h, na sede da FIERGS. A metodologia, desenvolvida pelo Sesi-RS, e que integra o Programa Educação para Nova Indústria, lançado nacionalmente no ano passado pela Confederação Nacional da Indústria, é direcionada a dois integrantes da equipe diretiva de cada escola.

Para o lançamento da consultoria foram convidadas 800 escolas estaduais das regiões de Porto Alegre, Guaíba, Gravataí, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Bagé, Santo Ângelo, Erechim, Santa Rosa, Rio Grande, Livramento e Ijuí. As cidades foram selecionadas com base nos menores resultados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. Cada sede terá uma turma com 20 escolas em 2008, totalizando 64 horas de capacitação no decorrer do ano. A Consultoria consiste na implantação de uma metodologia de gestão pela qualidade e é focada em sua melhoria contínua.

"Este convênio deverá atingir cerca de 77 mil alunos e 6 mil professores da rede estadual de ensino durante 2008. Sua importância não é só pela melhoria do ensino, mas também pelo apoio ao crescimento sócio-econômico do Rio Grande do Sul", destaca o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre. "A educação é a base do desenvolvimento", complementa.

O evento será realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e transmitido por teleconferência às cidades participantes. Na oportunidade, haverá palestra da socióloga e professora do Sesi Nacional, Joana D´arc Cerqueira, que vai falar sobre "Qualidade da Educação e Desenvolvimento Sustentável".

Publicado sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 0h00