Você está aqui

Senai-RS é ouro em torneio internacional de profissões

Competição foi realizada no Japão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS, obteve uma medalha de ouro, uma de prata e um diploma de excelência na 39ª edição do Worldskills, a maior competição internacional de educação profissional, foi realizada na cidade de Numazu, na província de Shizuoka (Japão). Lucas Gonçalves, de 20 anos, da Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá (Porto Alegre), recebeu medalha de ouro na ocupação Mecânica de Refrigeração. A prata foi para a dupla Filipe Trindade (20) e Everton Toigo (21), do Centro Tecnológico Senai de Mecatrônica (Caxias do Sul), na ocupação Mecatrônica e o diploma de excelência pelo quinto lugar na ocupação Joalheria ficou com Adriano Cenci, de 18 anos, da Agência de Educação Profissional Senai de Guaporé.

O Brasil teve seu melhor desempenho em 13 participações na competição, totalizando duas medalhas de ouro, três de prata, quatro de bronze e sete diplomas de excelência, sendo o segundo colocado, entre 48 países, no quadro geral em média de pontos, atrás apenas da Coréia. "O resultado demonstra a contribuição do ensino do Senai-RS no aprimoramento da qualidade da educação profissional do país. Superamos muitos países de primeiro mundo", destaca o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre.

Lucas superou outros 20 concorrentes na Mecânica de Refrigeração. E Filipe e Everton, que tiveram o melhor posicionamento até hoje da CT Mecatrônica, concorreram com 26 países, atrás apenas dos representantes da Suíça. Já Adriano, que obteve um diploma de excelência com o quinto lugar, competiu com 15 países, tendo ficado à frente, inclusive, da Itália, uma das nações em que a Joalheria é bastante desenvolvida. Régis da Silveira, de 19 anos, da Escola Profissional Senai da Construção Civil de Porto Alegre, ficou em 17º lugar entre 25 competidores.

Publicado quinta-feira, 22 de Novembro de 2007 - 0h00