Você está aqui

Entidade mexicana busca experiência do Senai-RS

Modelo da instituição brasileira é considerado exemplar pelos visitantes

Cerca de 15 pessoas, entre dirigentes e alunos do Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica do México(Conalep), estão no Estado para conhecer a estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e alguns cursos desenvolvidos pela entidade, considerados referência nacional em qualidade.

As duas instituições mantêm um intercâmbio desde o ano 2000 para troca de conhecimento em áreas específicas do setor industrial, como calçados, mecatrônica e metal-mecânica. Os mexicanos acreditam que o modelo organizacional do Senai contribui para que a entidade consiga atender as indústrias. "Nós somos uma instituição pública. Portanto, não temos uma relação tão próxima com a área industrial. Esta ligação do Senai com o setor fabril é muito interessante", diz Juan Turrubiate Martinez, assessor da Unidade de Estudos e Intercâmbio Acadêmico do Conalep.

Enquanto dirigentes da organização mexicana estão conhecendo as instalações e detalhes de gestão em Porto Alegre, onze alunos visitantes estão em Caxias do Sul, no Centro Tecnológico de Mecatrônica, fazendo o curso de autotrônica. Atualmente, o Conalep tem cerca de 152 mil estudantes em 273 centros de educação profissional.

Publicado Terça-feira, 11 de Setembro de 2007 - 0h00