FIERGS apóia medidas contra greve de fiscais agropecuários

Documento foi encaminhado aos ministros da Agricultura e do Planejamento

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul encaminhou correspondência aos Ministérios da Agricultura e do Planejamento, nesta sexta-feira (31), apoiando a posição do Governo Federal diante do reinício da greve dos fiscais agropecuários. De acordo com o texto, assinado pelo presidente da FIERGS, Paulo Tigre, "o setor industrial rio-grandense também não aceita a condição de ‘refém‘ da categoria, cujo movimento grevista já causa prejuízos irrecuperáveis aos segmentos exportador e importador do País".

Representando as 41 mil fábricas em atividade no Estado e que empregam diretamente 650 mil pessoas, a entidade solicitou aos ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Planejamento, Paulo Bernardo da Silva, "medidas eficazes que coloquem um ponto final nessa preocupante questão". A FIERGS vem acompanhando a situação desde o início da primeira paralisação, em junho, e está em contato permanente com o Governo do Estado, sugerindo ações conjuntas com o Governo Federal, entre elas a designação de fiscais estaduais em substituição aos grevistas.

O Rio Grande do Sul é um dos estados mais prejudicados pela paralisação, pois a economia apresenta uma estrutura produtiva muito vinculada à agropecuária, que responde por 14% do PIB gaúcho. Já toda a cadeia do agronegócio, que inclui máquinas e equipamentos agrícolas, representa mais de 30% do PIB do Estado.

Publicado sexta-feira, 31 de Agosto de 2007 - 0h00