FIERGS integra Conselho Econômico e Social

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, tomou posse hoje (17) no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), em Brasília, durante solenidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia ocorreu durante a 21ª Reunião Ordinária do Pleno do Conselho, que tratou o tema "Diálogo para o Desenvolvimento". Também integram o mandato 2007-2008 os gaúchos Germano Rigotto, Paulo Vellinho, Jorge Gerdau Johannpeter e Juçara Dutra.

No evento, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, afirmou que o quadro de integrantes do Conselho foi renovado em 46%. Segundo ele, "os nomes são uma escolha pessoal do presidente Lula e tiveram por base a representatividade, a densidade política e a capacidade de contribuir com as atuais prioridades do País". Também informou que não haverá suplentes e que o Presidente da República irá participar das quatro reuniões anuais previstas. Já o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que o Conselho Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social foi convidado para presidir a associação mundial dos Conselhos. Atualmente há no mundo 59 órgãos do gênero e, destes, apenas um fica na América Latina, no caso o Brasil.

Fazem parte do CDES 13 ministros de Estado e 80 líderes da sociedade. O Conselho é um órgão de assessoramento imediato à presidência da República na formulação de políticas voltadas ao fortalecimento econômico e social, como também para a apreciação de propostas de políticas públicas e de reformas estruturais. Desde sua criação por lei em 2003, vem se constituindo em um espaço destacado para debate e proposição em torno de questões fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Entre os principais temas que fazem parte da pauta do Conselho estão as reformas Tributária e Previdenciária, financiamento de empreendimentos econômicos e estruturação sindical.

Publicado quinta-feira, 17 de Maio de 2007 - 0h00