Você está aqui

Cerca de 50 alunos do curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados, do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Calçado e Logística, de Novo Hamburgo, vão viver na prática o funcionamento de uma indústria calçadista.

Eles serão responsáveis pela montagem e acabamento de três modelos durante a Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, a Fimec 2019, que ocorre em fevereiro, na Fenac, em Novo Hamburgo. “O Senai, mais uma vez, se fará presente na Fimec, por meio de seus institutos de tecnologia e de inovação, mostrando a excelência nos serviços ofertados e na capacitação de pessoas”, afirma o presidente do Sistema FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

Todo o processo desde a idealização do produto foi realizado pelos profissionais e alunos do Senai-RS. O modelo, criado pela discente do terceiro módulo do Técnico de Design de Calçados Mariana Saldanha Franz, foi  selecionado por profissionais do mercado e professores para a produção: um modelo feminino, com salto anabela, explorando o tema “Freeway, Highway”.  “Além de criar, foi uma ótima oportunidade para acompanhar todo o processo, desde o desenvolvimento, até a escolha de materiais, os ajustes técnicos necessários, contato com profissionais do Senai de diferentes unidades. Fez uma grande diferença no meu aprendizado como profissional ver o meu produto ser criado e tomar forma”, conta Mariana. 

Além do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, responsável pela maior parte dos processos, outros três institutos Senai integram o projeto. O Instituto Senai Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, de Estância Velha, realizou a etapa de desenvolvimento técnico do modelo; o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, de São Leopoldo, do desenvolvimento das matrizes de solado, e o Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros, da produção de solado. Entre os materiais utilizados na elaboração do modelo está uma napa desenvolvida pela unidade de Estância Velha.  

Todas as atividades foram realizadas nas estruturas físicas dos institutos e estão disponíveis para as indústrias do segmento, por meio de cursos de preparação de profissionais e de seus serviços, que incluem pesquisa, desenvolvimento e inovação, consultoria em tecnologia e serviços laboratoriais. A instituição já participou por três oportunidades de algumas etapas da Fábrica Conceito, mas é a primeira vez que é responsável por todos os processos. No momento, os alunos passam por um treinamento para atuar na produção durante a feira. “O Brasil é um protagonista do calçado há muito tempo e, a partir dos anos 60 e 70, o protagonismo ficou ainda maior. Desde então, o Senai é participante desta história. No setor calçadista, principalmente, o Senai Calçados, participou formando o nosso técnico e tornando perene essa participação gaúcha no mercado mundial”, declara o presidente da Fenac, Márcio Jung. 

Já o presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (Ibtec), Paulo Ricardo Grieber, relembra que “o Senai tem na sua missão a capacitação e formação de profissionais para o mercado calçadista. A Fábrica Conceito será uma oportunidade para o setor empresarial perceber a importância da formação desses profissionais para o desempenho da indústria calçadista, que hoje também passa por um processo de mudança para se adequar à quarta revolução industrial que estamos vivendo”. “A formação de quem venha a trabalhar na indústria é a principal importância. Hoje, buscamos a automação de processos, a inovação e novas tecnologia no processo industrial. Para estarmos inseridos na indústria 4.0, precisamos ter padrões dentro da produção. E isso vem do conhecimento formal proporcionado pelo Senai, que nos transformou em uma região de base calçadista forte e isso deve ser valorizado. Acredito que essa nova fase vai se valer dessa base forte, para dar continuidade e expandir o novo momento do calçado”, opina a gerente de negócios da ISA Tecnologia, Juli Crasnhak. 

A produção dos alunos do Senai poderá ser vista de perto entre os dias 26 e 28 de fevereiro, durante a 43ª Fimec, nas dependências da Fenac, em Novo Hamburgo. A Fábrica Conceito é uma iniciativa do Ibtec, Coelho Assessoria Empresarial e Fenac. 

Publicado sexta-feira, 25 de Janeiro de 2019 - 0h00