O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, participou nesta quarta-feira do almoço no Palácio Itamaraty, em Brasília, em homenagem ao presidente da Argentina, Maurício Macri, oferecido pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Na pauta, entre outros assuntos, as relações com o Mercosul e a balança comercial entre os dois países. Petry lembrou a Bolsonaro a importante relação que o Rio Grande do Sul tem com o país vizinho, no primeiro encontro entre os dois depois da posse do presidente da República em 1º de janeiro.

Nos próximos dias, em Porto Alegre, haverá a assinatura da Ata de Constituição da Câmara Empresarial Argentino-Brasileira do Rio Grande do Sul (CEAB-RS) e designação os membros de sua Diretoria Executiva. A CEAB-RS tem apoio do Consulado-Geral da Argentina em Porto Alegre, FIERGS, Fecomércio/RS e Farsul.

A CEAB-RS surge como entidade que dará uma voz conjunta às empresas de ambos os países para superar as travas existentes em relação ao intercâmbio comercial. Entre seus principais objetivos, destacam-se: a promoção das relações comerciais, econômicas e sociais, bem como o intercâmbio tecnológico, cultural e turístico entre Argentina e o Estado do Rio Grande do Sul; o incentivo à estruturação de negócios triangulares, envolvendo empresas gaúchas e argentinas, interessadas em mercados de terceiros países e a promoção de proposições legislativas que impulsionem a relação bilateral. A CEAB-RS, uma vez constituída, formará parte da Federação de Câmaras de Comércio Argentinas no Brasil, entidade recentemente criada pelo Embaixador da República Argentina em Brasília, Carlos Magariños. A Câmara foi lançada em maio de 2018, durante evento ocorrido na FIERGS.

A Argentina foi o 3º maior destino das exportações do RS em 2018 (US$ 1,4 bilhões), e também o maior fornecedor (US$ 1,9 bilhões). A corrente de comércio entre RS e Argentina é de US$ 3,4 bi, perdendo apenas para a da China. A balança comercial entre RS e Argentina é de menos R$ 524 milhões, o que representa que, além de vendermos muito para parceiros argentinos, somos grandes compradores deles.

Crédito foto: Divulgação FIERGS

Publicado quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019 - 0h00