FIERGS aguarda criação do grupo de trabalho do ICMS

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, disse, nesta sexta-feira (9), que a entidade mantém a posição de que as alíquotas vigentes de ICMS expiram no dia 31 de dezembro deste ano, conforme prevê a lei. Assim, a tributação retornará aos níveis do primeiro ano do Governo atual.

Essa afirmação, inclusive, foi formalizada ao governador eleito, Eduardo Leite, que esta semana participou da reunião de Diretoria da Federação. Na mesma ocasião, Petry sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho da equipe de transição com as entidades empresariais do Rio Grande do Sul para analisar eventuais alternativas.

Como a sugestão foi feita na última terça-feira, o presidente da FIERGS espera que na próxima semana os representantes do novo governo criem esse fórum de discussão a fim de concentrar ali o debate o sobre a questão, evitando a dispersão de objetivos. E adiantou que a entidade já está avaliando os impactos na economia gaúcha desta e de outras medidas que possam ser adotadas para não prejudicar os níveis de competitividade do setor industrial.

– Pelas alíquotas vigentes de ICMS – disse Petry – sofremos uma perda na concorrência com outros Estados. Mas a competitividade não se dá apenas no âmbito tributário, havendo outras questões que devem ser levadas em conta e que estamos dispostos a discutir com o novo Governo estadual.

Publicado sexta-feira, 9 de Novembro de 2018 - 0h00