Cinco empresas gaúchas vão participar do Summit Senai 4.0, que ocorre nos dias 10 e 11 de junho, durante o 8º Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo. Os cases de AGCO, Bruning, Gedore, Metal Work e Novus foram selecionados para apresentar os resultados obtidos a partir de soluções do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). Um total de 40 empresas de todo o País estarão no evento. Com expectativa de ganho de produtividade, a AGCO iniciou uma parceria com o Senai em 2018 para a criação de layouts para cenário futuro relativo à unificação de duas linhas de montagem de tratores da unidade de Canoas. Já a Brunning começou em 2016 uma parceria com o Instituto Senai em Inovação em Metalmecânica em São Leopoldo. Foram identificadas oportunidades de trabalhar ferramentas de indústria 4.0, junto a projetos Kaizen. Por meio desse projeto, a empresa pode simular mais de dez cenários virtuais, garantindo maior assertividade na tomada de decisões.

Na Gedore, a parceria com o Senai possibilitou, por meio da Lean Manufacturing, um projeto-piloto em uma célula de produção. O trabalho que era feito em 24 horas, agora é realizado em dois minutos. Também houve redução do estoque intermediário e ganho de produtividade em torno de 30%. A Metal Work desenvolveu um projeto a partir do Brasil Mais Produtivo, que gerou ganho de aproximadamente 60% no tempo de montagem e reduziu o desperdício de tempo do operador, que antes precisava de muito deslocamento e perdas durante o processo. Por meio do Edital de Inovação da Indústria, a Novus desenvolveu um registrador de temperatura com conectividade em nuvem, que se aplica no monitoramento ao longo da cadeia do frio, área de transporte, armazenagem de fármacos e alimentos perecíveis. As tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, internet das coisas, nuvem e BIG Data, foram incorporadas por meio da parceria com o Senai.

O  8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em São Paulo, com temas como tendências da inovação e o futuro do trabalho. O espaço de 12.500 metros quadrados no São Paulo Expo reunirá nos dois dias de evento o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Serão 18 painéis com 19 palestrantes internacionais, de 12 diferentes países, e 31 brasileiros para debater as inovações desenvolvidas no Brasil e por países referência no tema, como a China, Israel, Alemanha, Suíça, Finlândia, Índia. Levantamento da CNI mostra que, em geral, países com as economias mais avançadas são aqueles que mais investem em inovação.

Publicado quinta-feira, 6 de Junho de 2019 - 16h16