Vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gilberto Porcello Petry, presidente da FIERGS, participa da 108ª Conferência Internacional do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que termina na próxima quinta-feira (21), em Genebra. Nesta segunda-feira, em plenária, representantes dos empregadores destacaram que o modelo brasileiro é o caminho a ser seguido, pois favorece o diálogo na definição de termos e condições específicas de trabalho, sem perda de proteções e garantias constitucionais. Petry ressaltou as iniciativas do setor industrial do País para a qualificação de trabalhadores, com foco na atualização profissional e no preparo para novas competências que farão parte de processos produtivos. “Algumas profissões terão alterações profundas. Para isso, a indústria atua fortemente para preparar os trabalhadores para as mudanças”, afirmou Petry, que representa a CNI na conferência.

Já o presidente do Conselho de Relações do Trabalho da CNI e representante dos empregadores na OIT, Alexandre Furlan, disse que o setor produtivo tem papel fundamental no fortalecimento do diálogo entre empregadores, trabalhadores e governo. Esses debates, segundo ele, devem visar à construção de consensos que contribuam para a formulação de soluções e políticas efetivas, capazes de ampliar a segurança jurídica e a geração de empregos.

A Organização Internacional do Trabalho tem o objetivo de promover normas, princípios e direitos fundamentais do trabalho. A Conferência Internacional é seu órgão máximo, que se reúne anualmente, em geral entre os meses de maio e junho, para discutir temas com maior recorrência nos países-membros.

Publicado segunda-feira, 17 de Junho de 2019 - 17h17