O acordo comercial entre Coreia do Sul e o Mercosul, iniciado no ano passado,  deve estar concluído até o ano de 2022, prevê o embaixador do  país asiático, Chan Woo Kim, que esteve na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, nessa segunda-feira (17). Recepcionado pelo presidente em exercício da FIERGS, Cezar Luiz Müller, Kim ressaltou que empresas e investidores coreanos estão atentos para uma possível abertura de mercado no Brasil em diferentes áreas. Müller afirmou que os coreanos são muito bem-vindos ao Rio Grande do Sul, onde já está instalada, desde 2014, a Hyundai Elevadores, na cidade de São Leopoldo. Segundo ele, a vocação exportadora e a diversidade da indústria gaúcha, muito organizada em diferentes setores, são fatores favoráveis a possíveis parcerias de negócios.

A balança comercial ente o Rio Grande do Sul e a Coreia mostra que o Estado exportou mais de US$ 415 milhões ao país asiático em 2018, tendo importado aproximadamente US$ 320 milhões. Em relação a 2017, houve aumento de 15% nas vendas externas do RS aos coreanos e de mais de 42% nas compras. No encontro na FIERGS, Müller e Kim comentaram sobre segmentos da economia gaúcha que poderiam despertar interesse em futuros projetos dos coreanos.

Em 2019, são celebrados os 60 anos de relações diplomáticas entre a Coreia do Sul e o Brasil.

Publicado Terça-feira, 18 de Junho de 2019 - 13h13