Por conta do elevado potencial de negócios entre o Rio Grande do Sul e a Holanda, foi inaugurado o novo Escritório Holandês de Apoio aos Negócios (NBSO, da sigla em inglês) em Porto Alegre, nesta quinta-feira (30). A estrutura será responsável pela aproximação entre o país Europeu e a região Sul brasileira, tendo o Estado gaúcho como foco principal. Entre as oportunidades de ações estão parcerias, busca de novas tecnologias, missões internacionais, ajuda às empresas e empresários holandeses para encontrar parceiros de negócios, além de fornecer conhecimentos específicos de mercado, como leis e impostos. O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, participou do evento de inauguração do escritório (foto ao lado).

No mesmo dia, ocorreu na sede da FIERGS o seminário Áreas de Oportunidade Rio Grande do Sul-Holanda. O embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Kees Van Riej, destacou o papel do escritório na relação com o Estado. “A nova estrutura vai possibilitar estreitar laços comerciais e de investimentos em diversos setores da economia”, ressaltou. O chefe-representante do NBSO Porto Alegre, Richard Posma, palestrou sobre quatro setores nos quais a Holanda é referência e traz oportunidades: saúde, agricultura, energia e alta tecnologia. A Holanda é o oitavo país em aplicação de patentes para tecnologia médicas e segundo em biotecnologia; um dos maiores exportadores de alimentos, e uma das nações mais inovadoras em relação à energia sustentável, com a fabricação de mil novas turbinas eólicas em 2017.

Também foram apresentados cases de parcerias já realizadas entre empresas gaúchas e a Holanda. O projeto Hidrosul foi buscar no país baixo referência em logística envolvendo hidrovias. A ideia é dar mais agilidade, aproveitar o potencial hidroviário e evitar o desperdício do transporte quase exclusivamente rodoviário. “Hoje, cerca de 20% da produção de grãos é perdida no processo de transporte”, explicou o coordenador jurídico do projeto, Marco Antônio Miranda Guimarães.

Outro caso é o Amsterland, um complexo turístico de piscinas termais e entretenimento com previsão de inaugurar em 2019, em Santana do Livramento. Até o momento, foram investidos cerca de R$ 260 milhões no projeto.

Em 2017, o Rio Grande do Sul comercializou US$ 235 milhões, especialmente, carnes (20,2%), produtos químicos e orgânicos (18,3%), tabaco (11,9%) e preparações de carnes (11%). Já o país exportou no mesmo ano, US$ 88 milhões ao Estado, adubos (44,9%), combustíveis (14,7%), produtos químicos e orgânicos (12,8%) e máquinas e equipamentos (5,6%).

Crédito fotos: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 31 de Agosto de 2018 - 12h12