A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) recebeu 35 deputados estaduais, de 13 bancadas, nesta quarta-feira (13), para apresentar a Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial, documento com propostas da  entidade para que o Estado e o País alcancem uma melhor competitividade e um maior desenvolvimento. “O objetivo desse encontro com os parlamentares é o de uma interlocução positiva para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A FIERGS auxilia o Estado no sentido de resolver seus problemas, que são enormes, e para isso a Assembleia Legislativa é fundamental”, afirmou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, na sua saudação.

O vice-presidente do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS), Carlos Alexandre Geyer, fez uma apresentação resumida da Plataforma de Compromissos, elaborada pelo Grupo de Política Industrial da FIERGS e do CIERGS, e que está calcada em cinco eixos de atuação: segurança jurídica, desburocratização, simplificação e eficiência administrativa/tributária do setor público; infraestrutura e logística; adequação do tamanho e peso do setor público, estabilidade macroeconômica e financiamento; inserção externa e novas tecnologias; empreendedorismo, indústria e sociedade. “As indústrias brasileira e gaúcha precisam competir no mercado interno e externo, e esse acesso se dá pela competência demonstrada e por condições favoráveis para que cresçam e se fortaleçam”, observou Geyer, lembrando que a indústria de transformação carrega uma carga tributária equivalente a 45% do seu PIB.

Na reunião, também foi levada aos deputados a Agenda Legislativa da Indústria gaúcha, dividida em cinco temas principais. O primeiro deles, a Extinção do Piso Regional, foi apresentado pelo diretor do CIERGS e vice-coordenador do Conselho de Relações do Trabalho da entidade, Guilherme Scozziero. Na sequência, o diretor do CIERGS e coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia, Daniel Raul Randon, falou sobre o aperfeiçoamento da Lei Estadual de Inovação. O diretor do CIERGS e integrante do Conselho de Articulação Parlamentar da entidade, João Freire, apresentou Privatização de Estatais da Área de Energia. Por fim, o diretor da FIERGS e integrante do Conselho Temático de Assuntos Tributários e Fiscais da CNI, Thômaz Nunnenkamp, fez uma breve exposição sobre Convalidação dos Incentivos Fiscais; e o vice-presidente regional do CIERGS e coordenador do Conselho de Meio Ambiente, Walter Lídio Nunes, sobre Distância Mínima de Áreas de Conservação.

O presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara, ressaltou que, independentemente de partido, a causa que precisa unir os gaúchos é o Rio Grande. “Precisamos avançar no dever de casa, mas também com o governo federal, em um pacto federativo”, observou Lara, garantindo que concessões e privatizações no Rio Grande do Sul devem entrar na pauta da Casa durante a atual legislatura.

Leia a íntegra do documento clicando aqui.

Crédito foto: Dudu Leal

Assista às demais matérias da TV FIERGS sobre os cinco Eixos da Plataforma:

Veja mais fotos no Flickr

Publicado quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019 - 16h16