Você está aqui

Nesta sexta-feira, começou a competição da WorldSkills Kazan 2019. A abertura oficial ocorreu na noite de quinta-feira (22) com um espetáculo de alta tecnologia, com luzes, música e dança, que teve a presença do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev. “Mais do que uma competição, a WorldSkills mostra como a educação profissional é importante na Rússia não apenas para os jovens, como para pessoas de todas as idades”, afirmou o primeiro-ministro. Na sua fala de incentivo aos mais de 1,3 mil competidores de 63 países, o presidente da WorldSkills, Simon Bartley, também reforçou o papel transformador da educação profissional em um momento de incertezas políticas e econômicas ao redor do mundo. “Ter qualificação muda vidas, transforma sociedades e economias, assim como traz prosperidade e estabilidade”, defendeu. O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, está em Kazan acompanhando a competição.

No primeiro dia de torneio, os brasileiros que competem em 56 modaliddes iniciaram a caminhada, que se encerra na terça-feira (27), com a cerimônia de premiação. A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do planeta. A cada dois anos, jovens de até 22 anos disputam medalhas de ouro, prata e bronze em provas que reproduzem o cotidiano das profissões. Do Senai gaúcho, sete alunos estão competindo: Andressa Batista de Souza (Tecnologia de Mídia Impressa), do Senai Porto Alegre; Carlos Brys (Instalações Elétricas Prediais), de Sapucaia do Sul; Cristiano Nunes e Emérson Lemes (Robótica Móvel), Santa Cruz do Sul; Ruan dos Santos (Jardinagem e Paisagismo), de Santa Maria; Leonardo Moraes (Manutenção Industrial), de Canoas; e Gabrielli Kretschmer (Logística Internacional), do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística de Novo Hamburgo.

Os brasileiros ficaram em primeiro lugar no pódio em 2015, quando a competição ocorreu em São Paulo e, na última edição, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, conquistou o segundo lugar.

Publicado sexta-feira, 23 de Agosto de 2019 - 16h16