Você está aqui

Tunísia tenta ampliar negócios com o RS

A Tunísia é o 37º destino das exportações do Rio Grande do Sul, adquirindo da indústria gaúcha especialmente tabaco e peles e couros. Para tentar ampliar a relação comercial com o Estado, o embaixador do país africano no Brasil, Mohamed Hedi Soltani, esteve nessa quarta-feira (18) em reunião na FIERGS. Recebido pelo diretor da entidade André Meyer, o embaixador Soltani, em sua primeira visita a Porto Alegre, falou do interesse em realizar parcerias, aumentar as vendas externas (é o 54º colocado nas origens das importações do RS, principalmente produtos químicos inorgânicos) e atrair investimentos. “Sei da força exportadora do Rio Grande do Sul e temos interesse também em comprar, especialmente produtos ligados ao agronegócio”, afirmou.

Mohamed Soltani comentou sobre a importância de contar com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul na busca desse objetivo. André Meyer ressaltou que a FIERGS está à disposição e trabalha em diferentes setores ligados ao comércio exterior, com profissionais para prestarem apoio ao governo da Tunísia. “A corrente comercial entre o Rio Grande do Sul e a Tunísia tem muito a crescer”, enfatizou Meyer.

No ano passado, a corrente comercial entre o RS e a Tunísia superou os US$ 22 milhões, uma queda de 24% em relação a 2017. Soltani esteve acompanhado do cônsul-geral honorário da Tunísia no Rio Grande do Sul, Heinz Huyer.    

Publicado quarta-feira, 18 de Setembro de 2019 - 18h18