Você está aqui

Seminários e painéis com especialistas, relatos de casos, oficinas, debates, apresentações artísticas, interação, tecnologia e ciência, as mais diferentes experiências em educação vão ocupar o Centro de Eventos FIERGS, durante a segunda edição da mostra Sesi com@Ciência, que ocorre nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, das 9h às 21h. As atividades são 100% gratuitas. Além de toda a programação destinada a refletir sobre o tema, haverá espaço para viver a educação na prática. Serão oferecidas oficinas maker e metodologias ativas da educação básica, com foco em Steam – da sigla em inglês Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), baseada em projetos. Com acompanhamento de mediadores, qualquer pessoa terá a oportunidade de experimentar e compartilhar soluções, por meio de ferramentas digitais e tecnológicas, mescladas com material reciclável para construções de projetos. As oficinas serão uma experiência “mão na massa” e incluem propostas como: Robótica livre com a placa GogoBoard, Arte com dobraduras, Construção de minigame, Impressão 3D, Modelagem Bifocal para educadores, Imprimindo com caneta 3D, Vibrabot (robôs dançantes) e Construção de bonecos articulados. Acontece, ainda, a palestra de abertura Torneio Sesi de Robótica Firts Lego League 2019/2020 – Temporada City Shaper. 

A arte também terá seu lugar. A união entre a música e a tecnologia será possível por meio da exploração de jogos e aplicativos. Nessa atividade, o visitante pode compor músicas de forma intuitiva e transformá-las em expressão corporal, estimulando a colaboração, o trabalho coletivo e a resolução de problemas. Os visitantes ainda contarão com a possibilidade de uma experiência literária em um ambiente aconchegante e lúdico. Haverá papéis de parede com realidade aumentada e histórias disponíveis em aplicativo, realidade virtual relacionada à literatura e atividades paralelas de RPG pedagógico – relacionadas à corrida espacial.

No Espaço Sesi, também será possível participar de oficinas como “O uso de tecnologias alternativas como forma de universalização do acesso a robótica” e “500 anos de Leonardo da Vinci: conhecendo um pouco mais”. Na tarde do dia 1º, no mesmo espaço, ocorrerá o lançamento, na região Sul, do livro Robótica Educacional: experiências inovadoras na Educação Brasileira, organizado por Rodrigo Barbosa e Silva e Paulo Blikstein, que estarão presentes no evento. As histórias de jovens e adultos que tiveram suas vidas transformadas a partir do retorno aos estudos com a Educação de Jovens e Adultos do Sesi, poderão ser conferidas em vídeos feitos pelos próprios alunos.

O Sesi com@Ciência também será uma oportunidade conhecer a contribuição do Serviço Social da Indústria no processo de educação do Estado. Em dois dias, 200 projetos e protótipos envolvendo 832 estudantes dos programas educacionais da instituição, incluindo Contraturno Escolar, Escola Sesi de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). São soluções para problemas do cotidiano da população, mas também da realidade das indústrias. Entre eles estarão “Painel Fototérmico – Usando Energia Solar Para Aquecer a Água em Todas as Estações” (EJA Gravataí), “Produção de Utensilios de Bioplástico” (Escola Sesi de Ensino Médio de Pelotas), “A importância do tijolo ecológico para o meio ambiente” (EJA Porto Alegre), Asfalto Resistente e Sustentável (ARS) com base em casca de arroz e PET (Escola Sesi de Ensino Médio  Gravataí) e Estufa 4.0: Uma proposta de Irrigação Sustentável em Prol de um produto orgânico (Escola Sesi de Ensino Médio de Pelotas). O desenvolvimento dessas criações é possível a partir da metodologia de ensino sustentada em projetos de pesquisa ativa, buscando o desenvolvimento integral do estudante e a construção de competências e habilidades necessárias ao Mundo do Trabalho.

Sesi com @ Ciência - Robótica

As quatro Escolas Sesi de Ensino Médio nas cidades de Pelotas, Sapucaia do Sul, Montenegro e Gravataí tem a proposta de ensino baseada em práticas de instituições de educação de excelência no Brasil e no mundo, e mescla a preparação para o Mundo do Trabalho com excelência acadêmica. Ainda estão previstas outras duas unidades, uma em São Leopoldo, que inicia suas atividades em 2020, e outra em Caxias do Sul. As aulas ocorrem em salas-ambiente específicas para cada área do conhecimento, como Linguagens, Matemática e Ciências Humanas, laboratórios de Ciências da Natureza e infraestrutura para Teatro e Música, com mesas dispostas em círculos, que proporcionam a composição de grupos com perspectiva colaborativa. 

A tecnologia é uma aliada no ensino, que se dá por projetos de pesquisa ativa, estímulo ao desenvolvimento, capacitação e experimentação. Os programas de educação do Sesi também incluem a robótica. No segundo ano, inicia a parceria com o Senai-RS, que disponibiliza cursos de qualificação profissional. Outro diferencial são oficinas e projetos para o Mundo do Trabalho, bem como visitas técnicas. A escola pioneira, de Pelotas, foi classificada pelo Ministério da Educação como uma das mais inovadoras e criativas do País. O resultado do projeto iniciado em 2014 pode ser calculado nas premiações em eventos científicos de abrangência nacional e internacional. Entre elas estão 32 nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Engenharia, dois destaques em feiras internacionais na Tunísia e Escócia e sete premiações em torneios de robótica.

Algumas premiações em Eventos Científicos de abrangência nacional e internacional:

  • 2 Feiras Científicas Internacionais com destaque: Tunísia e Escócia
  • 32 Premiações nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Engenharia
  • 9 Destaques no Salão UFRGS Jovem
  • 2 Premiações em competição de Xadrez Juvenil
  • 8 premiações nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens
  • 7 premiações em torneios de robótica

Reconhecimentos de outras instituições:

  • Reconhecimento pelo MEC como instituição educacional inovadora e criativa do País.
  • A Mostrarob, de Pelotas, adota o nome “Teodolito” para uma de suas premiações em homenagem ao projeto desenvolvido pelos alunos na temática.
  • Movimento de Inovação na Educação
  • Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2019
  • 1º lugar no Desafio Criadores do Futuro – HUB de Inovação

 

Sesi com @ Ciência - Robótica

O Sesi com@Ciência também reforça o posicionamento do Sesi-RS como um propulsor da qualificação da educação do Rio Grande do Sul. Em relação à educação pública, um exemplo desse movimento é a parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na realização da Formação Continuada de Professores e Gestores da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul, para qualificar diretores e professores em módulos de gestão escolar, culturas juvenis, projetos e tecnologias, a partir da metodologia das Escolas Sesi de Ensino Médio. Inicialmente, a capacitação envolve 450 profissionais, entre gestores e professores, que realizam o curso nas cidades de Sapucaia do Sul, Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro e Gravataí. A ideia é compartilhar a metodologia, para que possa ser replicada em escolas públicas do Estado.  

No Seminário sobre formação de professores, dentro do Sesi com@Ciência, também será apresentado o caso de Panambi. Na cidade, o Sesi participa da discussão das bases curriculares e metodológicas do trabalho docente, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e os professores nas áreas de Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, que está no segundo ano de trabalho. A iniciativa também tem parceria com a Associação Comercial e Industrial de Panambi. “A metodologia do Sesi-RS é baseada na formação do cidadão de forma integral, ao promover a reflexão e a solução de problemas no contexto em que vivemos, em uma abordagem que considere o raciocínio lógico sem esquecer a importância do desenvolvimento da sensibilidade. Tudo isto dentro do mundo que faz sentido para os estudantes. Enfatizamos as conexões entre o que eles aprendem na escola e suas atividades cotidianas e, mais tarde, no trabalho”, afirma a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier. 

A expectativa é reunir mais de dez mil pessoas envolvidas e interessadas em Educação no Brasil no Sesi com@Ciência ao oferecer atividades destinadas a diferentes públicos, incluindo pais, alunos, professores, gestores, mantenedores, empresários e representantes do poder público. Mais informações, inscrições e programação podem ser acessadas pelo link www.sesirs.org.br/evento/sesi-comciencia ou pela Central de Relacionamento 0800 51 8555.

 

Confira um pouco da edição de 2018:

Publicado quinta-feira, 19 de Setembro de 2019 - 14h14