Você está aqui

Alunos desenvolvem varal com capa protetora automatizada

Alunos da Escola Sesi de Pelotas trouxeram para o Sesi com@Ciência um projeto que pretende resolver um problema comum no cotidiano das famílias. Envolvendo Internet das Coisas, o protótipo batizado de Varal Inteligente vai possibilitar que o usuário acione remotamente uma cobertura para proteger as roupas estendidas, para que não molhem quando a chuva começa. A ideia surgiu durante uma aula de robótica, quando a mãe de um dos alunos enviou uma mensagem pedindo que ele recolhesse as peças quando chegasse em casa, pois o tempo estava nublado.

Sesi com@Ciência - Varal inteligente

Crédito foto: Dudu Leal

A partir daí, os colegas Luísa Carrilhos, 16 anos, Otávio Mattes, 17 anos, e Rodrigo Hirshmann, de 17 anos, passaram a trabalhar no projeto. A invenção ainda está em desenvolvimento. Mas a ideia é que a capa plástica fixada ao varal se estenda sobre as roupas assim que o comando for dado por meio de um aplicativo de celular. A etapa seguinte será a colocação de um sensor que seja acionado quando a chuva começar a cair. “Nosso projeto está quase totalmente funcional, agora, nós precisamos montar o protótipo em escala real. Hoje, temos ele projetado em 3D, depois de nos especializarmos em softwares de prototipagem”, explica Hirshmann.

O Sesi com @Ciência possui espaços para a troca de informações e experiências que ajudem este grupo a prosseguir com a ideia. Estudantes, docentes e pesquisadores, junto com a sociedade em geral, estão apoiando o encontro para o desenvolvimento da educação no Brasil. Todas as atrações são com entrada franca.

Confira a programação aqui.

Publicado Terça-feira, 1 de Outubro de 2019 - 16h16