Soluções em SST nas empresas devem ser compartilhadas entre empregadores e trabalhadores

Para propiciar atualização sobre o tema, a fim de aperfeiçoar e melhorar as condições dos ambientes de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da rotina da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) realizou, nessa terça-feira (19), o 2º Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). “Os empregadores têm a responsabilidade de proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro, com implantação de sistemas de gestão em segurança e saúde. No entanto, como sempre defendemos, os trabalhadores devem cooperar para a criação e manutenção da cultura prevencionista, bem como participar ativamente da gestão, atuando como facilitadores desse processo”, disse o diretor da FIERGS e coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da entidade, Thômaz Nunnenkamp.

Nunnenkamp acredita que com a integração de todos os atores sociais, inclusive o governo, por meio do Ministério da Economia; Ministério Público do Trabalho e Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), entre outras entidades, “poderemos chegar a níveis de rendimento e conforto no ambiente de trabalho”. A consequência disso será melhor produtividade da indústria, redução de custos e a não geração de doenças ocupacionais, aprimorando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Essa maior integração entre as partes também foi defendida pelo procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 4ª Região, Rogério Uzun Fleischmann, em sua manifestação durante o painel A Importância da Prevenção de Acidentes de Trabalho, mediado pelo diretor do CIERGS e vice coordenador do Contrab, Guilherme Scozziero Neto. “Temos a obrigação de esquecermos divergências e focarmos em realidade e estatística. Precisamos de um olhar conjunto, ter solução construtiva e formatar forças tarefa”, sugeriu o procurador do MPT.

Seminário SST

O economista da Unidade de Estudos Econômicos da FIERGS, Giovani Baggio, apresentou dados que atestam terem os acidentes de trabalho caído nos últimos anos no Brasil. Entre 2008 e 2017, o número de vagas formais aumentou 17,3% no País (15,1% no Rio Grande do Sul), ao mesmo tempo que os acidentes tiveram forte redução, de 27,3% no Brasil e de 26,3% no RS.

O gerente da área de Segurança e Saúde do Serviço Social da indústria (Sesi-RS), Antonino Germano, reforçou a importância de as empresas possuírem em suas estratégias uma gestão da saúde eficiente, o que lhes dará maior sustentabilidade. Ele mostrou ações e iniciativas do Sesi-RS voltadas a amparar e contribuir com a indústria em projetos de SST.

No painel Gestantes e Lactantes – Implicações Práticas nas Relações de Trabalho, a consultora e engenheira Daniela Peccati dos Santos e advogada Ana Quevedo esclareceram aos participantes do seminário alguns pontos ainda nebulosos envolvendo licenças e afastamentos durante a gravidez ou amamentação, especialmente quando se tratam de funcionárias que atuam em atividades consideradas insalubres. “Foi um dos temas que mais gerou insegurança jurídica na Reforma Trabalhista”, admitiu Ana Quevedo, que aconselhou as empresas a realocarem a funcionária em outro setor ou função mais segura durante esse período.

Já o juiz titular da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul e gestor regional do Programa Trabalho Seguro do TST, Marcelo Porto, realizou uma explanação sobre Trabalho Seguro e Prevenção de Acidentes e Doenças. Segundo ele, a cidade da Serra onde atua é a segunda do Estado em número de acidentes de trabalho, atrás apenas da capital Porto Alegre. Porto também entende haver a necessidade de ações conjuntas para que se reduzam os acidentes e as doenças ocupacionais no Rio Grande do Sul.
O evento contou ainda com debates sobre A Revisão das Normas Regulamentadoras e Simplificação do eSocial e A Observância da Legislação Trabalhista e a Atuação do Ministério Público do Trabalho  e da Fiscalização.

Seminário SST

Crédito fotos: Dudu Leal