Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais recebe prêmio do Ministério Público do RS

A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) recebeu, na quarta-feira (18), do Ministério Público do RS, o Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos na categoria Instituição ou Personalidade. “A indústria nacional e, em particular do Rio Grande do Sul, tem uma longa trajetória na área social. Na década de 40, foram criados o Sesi e o Senai no Brasil. Hoje, o Serviço Social da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial formam o maior sistema privado de inclusão e promoção social do País”, afirmou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, em seu discurso.

Petry explicou que, ao longo do tempo, a FIERGS viu que além de dar respostas estruturais ao desenvolvimento nacional, por meio do Sesi e do Senai, havia situações emergenciais, de pessoas necessitadas em condições de vulnerabilidade social. Em vista disso, explicou, em 6 de dezembro de 2003, a FIERGS foi pioneira e criou a Fundação Gaúcha de Bancos Sociais, hoje composta por 14 bancos e cujo compromisso é o de transformar o desperdício em benefício social. “A Fundação abriga áreas que vão desde a entrega diária de alimentos a entidades registradas, até a realocação de materiais de construção, vestuário, móveis, equipamentos de informática, passando pelo Banco de Transplantes e Banco de Pele”, disse. Além de distribuir produtos para as instituições atendidas, a Fundação oferece cursos de iniciação e qualificação profissional. Petry recebeu o prêmio das mãos do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen.

Prêmio Bancos Sociais

Crédito foto: Dudu Leal

O “Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos”, criado em 2015, reconhece formalmente a dedicação e a relevância dos serviços prestados ao MP e na defesa dos direitos humanos e na proteção à infância e juventude, pelo promotor de Justiça Miguel Granato Velasquez, falecido em 2014. O objetivo é homenagear membros e servidores do Ministério Público, personalidades, instituições, jornalistas e empresas, com atuação no Estado por seus méritos e relevantes serviços prestados na área.

Publicado quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019 - 19h19